A greve dos bancários chegou ao 10º dia com 8.758 agências fechadas em todo o país. O total supera o dia de maior adesão na greve do ano passado, quando 8.278 unidades não funcionaram, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Já os trabalhadores em serviços externos dos Correios chegam ao 24º dia de paralisação que se tornou a mais extensa greve da categoria, cujo registro foi em 2008 quando a paralisação durou 21 dias.
REIVINDICAÇÕES
Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% nos salários, o que representa 5% de aumento acima da inflação. A categoria também pede aumento nas contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes e fim de metas abusivas impostas pelos bancos. A Fenaban ofereceu reajuste de 8%, 0,56% superior à inflação, e participação nos lucros e resultados.
A greve dos correios teve início no dia 14 de setembro, pois os trabalhadores não aceitarem a proposta inicial da empresa de 6,87% de reajuste, aumento real de 50 e abono de 800. Eles pedem 7,16% de reajuste, aumento linear de R$ 200, e piso salarial de R$ 1.635. A contraposta da empresa atrelava as cláusulas econômicas ao desconto dos dias parados, parcelado na proporção de um dia por mês.
A greve aumentou a procura pelas casas lotéricas e pelos terminais de autoatendimento, alternativas para o pagamento de contas de telefone, água e luz, por exemplo. Mas os clientes de bancos reclamam das filas que têm de enfrentar para quitar as contas.
A orientação com relação à greve dos Correios é para se entrar em contato com a pessoa ou empresa com a qual está negociando e procurar soluções alternativas de envio, principalmente se for necessário encaminhar ou receber uma encomenda com urgência.
Caso nenhuma alternativa seja encontrada e o cidadão se sinta lesado material ou moralmente o procedimento correto deve ser recorrer judicialmente para o ressarcimento dos danos.
No caso dos bancos, caso o cidadão tenha o dinheiro retido por algum motivo ou não consiga efetuar o pagamento de suas contas por conta do não atendimento nas agências, devem entrar em contato com o Procon, que procurará alternativas para a resolução do problema, porém, caso não sejam encontradas, uma certidão será emitida para que o consumidor possa comprovar que procurou de todas as formas e não encontrou soluções. Com a certidão em mãos o cidadão deverá ter seu prejuízo ressarcido posteriormente.
Entre as dificuldades encontradas pelos clientes estão pagamentos de pensões e aposentadorias, conta-salário e retirada e depósito de empresas. Muitos serviços somente podem ser efetuados na boca do caixa. Os serviços realizados através de caixa-automático sofrem prejuízos devido à falta de dinheiro em alguns locais, onde já começam faltar a espécie.
Acompanhe as sugestões que você poderá recorrer para que não tenha grandes prejuízos com juros e multas por atrasos. Veja os diferentes tipos de serviços que podem ser feitos nas casas lotéricas, correspondentes e terminais eletrônicos.
REIVINDICAÇÕES
Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% nos salários, o que representa 5% de aumento acima da inflação. A categoria também pede aumento nas contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes e fim de metas abusivas impostas pelos bancos. A Fenaban ofereceu reajuste de 8%, 0,56% superior à inflação, e participação nos lucros e resultados.
A greve dos correios teve início no dia 14 de setembro, pois os trabalhadores não aceitarem a proposta inicial da empresa de 6,87% de reajuste, aumento real de 50 e abono de 800. Eles pedem 7,16% de reajuste, aumento linear de R$ 200, e piso salarial de R$ 1.635. A contraposta da empresa atrelava as cláusulas econômicas ao desconto dos dias parados, parcelado na proporção de um dia por mês.
A greve aumentou a procura pelas casas lotéricas e pelos terminais de autoatendimento, alternativas para o pagamento de contas de telefone, água e luz, por exemplo. Mas os clientes de bancos reclamam das filas que têm de enfrentar para quitar as contas.
A orientação com relação à greve dos Correios é para se entrar em contato com a pessoa ou empresa com a qual está negociando e procurar soluções alternativas de envio, principalmente se for necessário encaminhar ou receber uma encomenda com urgência.
Caso nenhuma alternativa seja encontrada e o cidadão se sinta lesado material ou moralmente o procedimento correto deve ser recorrer judicialmente para o ressarcimento dos danos.
No caso dos bancos, caso o cidadão tenha o dinheiro retido por algum motivo ou não consiga efetuar o pagamento de suas contas por conta do não atendimento nas agências, devem entrar em contato com o Procon, que procurará alternativas para a resolução do problema, porém, caso não sejam encontradas, uma certidão será emitida para que o consumidor possa comprovar que procurou de todas as formas e não encontrou soluções. Com a certidão em mãos o cidadão deverá ter seu prejuízo ressarcido posteriormente.
Entre as dificuldades encontradas pelos clientes estão pagamentos de pensões e aposentadorias, conta-salário e retirada e depósito de empresas. Muitos serviços somente podem ser efetuados na boca do caixa. Os serviços realizados através de caixa-automático sofrem prejuízos devido à falta de dinheiro em alguns locais, onde já começam faltar a espécie.
Acompanhe as sugestões que você poderá recorrer para que não tenha grandes prejuízos com juros e multas por atrasos. Veja os diferentes tipos de serviços que podem ser feitos nas casas lotéricas, correspondentes e terminais eletrônicos.
CASAS LOTÉRICAS:
PAGAMENTOS
• Contas de Água, Telefone, com ou sem fatura
• Tributos
• Bloquetos CAIXA - dinheiro ou cheque se o convênio permitir.
• Bloquetos de outros bancos – em dinheiro (pode haver restrições fora do horário bancário).
• Prestação de Habitação
• INSS / GPS –
• FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras).
• Contribuição Sindical – em dinheiro.
SAQUES
• Contas correntes e poupanças com cartão magnético e identidade limitado a três transações por dia.
• Saque BB.
• Programas de Benefícios Sociais (Bolsa Família) – todo o valor disponível, com Cartão do Cidadão ou Cartão do benefício.
• INSS – todo o valor disponível, com cartão magnético para os beneficiários que são pagos na CAIXA.
• Seguro-Desemprego e PIS – todo o valor disponível, com Cartão Cidadão.
• FGTS – com Cartão Cidadão.
OUTROS SERVIÇOS
• Consulta de saldos extratos de contas do FGTS, PIS;
• Consulta de saldos de contas da CAIXA;
• Depósitos em contas correntes e poupanças – em dinheiro.
• Abertura de conta CAIXA Fácil apresentando apenas RG e CPF.
• Encaminhamento de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados e pensionistas do INSS e empregados de empresas conveniadas.
• Recarga de celular pré-pago.
TERMINAIS ELETRÔNICOS (caixas automáticos e salas de autoatendimento):
• Saques (valores e limites abaixo)
• Depósitos em dinheiro ou cheque
• Consulta e retirada de saldo/extrato
• Transferências
• Retirada de folha de cheque
• Pagamento de contas (não vencidas)
• Agendamento de pagamentos e DOC
• Pagamento e de cartão de crédito
• Bloqueio de cartão
• Saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Auxílio-Gás etc), com o cartão magnético
• Empréstimo Pessoal (CDC)
• Penhor (renovação e pagamento de cautela)
• Resgate de investimento
Fonte: Site Ururau.com
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