Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Peti retira crianças do trabalho infantil e garante direitos

Em Campos, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) continua dando prosseguimento às atividades socioeducativas, articulando um conjunto de ações para a retirada de crianças e adolescentes, de seis a 15 anos, das práticas de trabalho infantil. O Peti atende mais de 1.810 crianças e adolescentes na cidade e oportuniza o acesso à escola, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização.

O programa possui 34 núcleos distribuídos em bairros e distritos do município, como em Morro do Coco, Conselheiro Josino, Goitacazes, entre outros, que recebem diariamente a visita de um instrutor de artes e ofícios. O Peti disponibiliza também um Centro Cultural, que funciona ao lado da Secretaria de Família e Assistência, como um espaço de fortalecimento de vínculos. Além de atividades lúdicas e recreativas, os alunos do Programa participam de aulas de judô, tae kwon do, bateria, violão, artes circense, arte em cerâmica, artes plásticas e visuais.


- Em 2008, o Ministério Público Federal desativou o Peti por irregularidades. Assim que a Prefeita Rosinha Garotinho assumiu a prefeitura, os núcleos começaram a ser reabertos. Retiramos crianças das lavouras de cana-de-açúcar, lavoura de mandioca, postos de combustíveis e outros locais. Fizemos um trabalho de inclusão dessas crianças e de outras também, devolvendo a elas o direito à liberdade que o trabalho infantil roubava”, salientou o coordenador do Peti, Ivanilson Barte Fidélis.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil oferece, ainda, às crianças e adolescentes uma bolsa de R$ 25,00 do governo federal, uma complementação R$ 15,00 do govenno municipal e o benefício do Bolsa Escola. Os estudantes recebem também uma alimentação especial, programada por uma equipe de nutrição.
Por Emilly Maitan
Fonte: Site PMCG

Um comentário:

Blog da Ana Raquel disse...

Amigo, isso que é fazer política de verdade! E não essa perseguição de baixíssimo nível à nossa Prefeita! Rosinha está de parabéns! Superou mais um ponto negativo deixado pelo governo anterior! Êta mulher arretada! Vale mais do que 100 homens!

Ana Raquel Sardinha