Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Banco de Sementes incentiva produção de grãos

Trinta quilos de sementes de milho da variedade Al Bandeirante foram semeados nesta quinta-feira (27), em 0,9 hectare de uma propriedade de Campo Limpo de Cacimba, como mais uma iniciativa do Programa Banco de Sementes, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), o plantio foi iniciado em Vila Nova e a colheita está prevista para dentro de 90 dias.

 Com trator da patrulha mecanizada, com implementos da Pesagro e acompanhamento de técnicos da Uenf, o plantio em muito agradou à dona de casa Maria Helena Pontes de Souza, 60 anos. Mãe do pequeno produtor Elias José de Souza, ela destacou a parceria. “Moramos aqui há 29 anos e sempre tivemos que nos ater à criação de gado, por falta de maquinário e também pela falta de apoio técnico. Já chegamos a plantar, mas veio uma enchente e perdemos tudo. Agora, com o plantio de milho, nesta hora que tanto precisamos, está ótimo”, afirmou Maria Helena.

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, além da variedade Al Bandeirante, resistente a doenças e com boa produtividade para grãos e silagem - um método de conservação de forragem para alimentação de animais em substituição ao pasto em época de seca, o Banco de Sementes vai, até o final da primeira quinzena de novembro, incorporar outras duas espécies de grãos: milho de pipoca e sorgo, um cereal que, além de produzir grãos e forragem para alimentar o gado, pode servir para fazer etanol (sorgo sacarino). O preparo do solo já está sendo feito e está sendo apenas aguardada a chegada das sementes doadas por empresas fabricantes.

- Estamos no período de plantio de grãos e é muito importante que estimulemos também a alimentação do manejo, principalmente nos períodos em que os pastos sofrem com a seca e a friagem. Também estamos realizando o semeio de capim para pastagem - informou Eduardo.
Por Regina de Oliveira
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: