Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Outubro Rosa: HGG dobra realização de mamografia

A campanha da Prefeitura "Mulher consciente na luta contra o câncer de mama", cujo objetivo é estimular mulheres com mais de 40 anos a fazerem a mamografia, já mostra resultados positivos no Hospital Geral de Guarus (HGG). Somente esta semana, o número de exames saltou de 15 para 30 por dia. O movimento internacional “Outubro Rosa” foi iniciado na segunda-feira (17). A vendedora Margareth Cordeiro Cardoso, 45 anos, foi uma das primeiras a fazer o exame nesta quinta-feira (20).

 Moradora do Parque Eldorado, ela contou que faz a mamografia a cada ano, e destaca a importância das mulheres realizarem o exame. Dona Margareth disse que por iniciativa própria procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) e pediu ao médico que a atendeu que fizesse o pedido da mamografia. “Repito o exame todos os anos. É muito importante para mim, e acho que deve ser assim para todas as mulheres acima dos 40. A campanha também é fundamental, pois informa”, observa a vendedora.

 Além do HGG, as mamografias também estão sendo realizadas gratuitamente, nos hospitais conveniados – Santa Casa de Misericórdia, Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital dos Plantadores de Cana e Beneficência Portuguesa. O exame é rápido, dura em média 15 minutos, e o resultado é entregue ao paciente em até 10 dias úteis. A mamografia é o principal exame das mamas, e permite ao médico saber o tamanho, a localização e as características de um nódulo, mesmo com apenas alguns milímetros.
Por Marcio Fernandes
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: