Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

HGG: exame transcraniano para falcêmicos nesta terça e quarta

Pacientes portadores de doença falciforme poderão fazer Doppler Transcraniano (DTC), nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), no Hospital Geral de Guarus (HGG). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), pelo diretor da unidade de saúde, Edson Batista. O exame é oferecido pelo laboratório Novartis que colocou equipamento e profissionais para operá-lo durante esses dois dias no hospital o dia todo.
          
A hematologista Esther Dias disse que a agenda já foi fechada, inclui pacientes com idade entre dois e 20 anos, e faz parte de um mutirão de exames voltados a falcêmicos. Segundo o diretor clínico do HGG, Carlos Augusto Santos, 50 pacientes serão atendidos – 25 por dia. Os exames serão realizados a partir das 8h, e tem sido adotado na prevenção e acompanhamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O Doppler transcraniano permite avaliar, de forma não invasiva, a fluxometria nas principais artérias intracranianas, complementando as informações fornecidas pelos demais métodos de diagnóstico por imagem. O uso da técnica Doppler para o estudo das artérias intracranianas é um método recente, trazendo adicionalmente informações sobre a hemodinâmica cerebral. O modelo portátil permite sua utilização em centros cirúrgicos e em pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva.
Por Marcio Fernandes
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: