Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Programação para a tradicional Festa de Santo Amaro, na Baixada

Tradição e religiosidade para os fiéis
Para comemorar o Padroeiro da Baixada Campista, a Prefeitura de Campos junto com a Paróquia de Nossa Senhora das Graças preparou uma programação intensa para a 269ª Festa de Santo Amaro. Do dia 06 a 16 de janeiro acontecerão missas solenes, novenário, ladainhas, procissão, romaria de fiéis, cavalhada e shows.

A programação religiosa prosseguirá até o dia 14. O ponto alto será no dia 15, dia dedicado a Santo Amaro e feriado municipal. A programação terá início ainda de madrugada, quando a partir das 3h será iniciada a série de seis missas solenes no interior da Igreja de Santo Amaro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

No dia 15, a partir das 21h, o cantor católico Tony Allysson promete unir música e evangelização.

À tarde, às 15h, moradores e visitantes poderão assistir a tradicional cavalhada, uma encenação da luta entre cristãos e mouros. Às 18h, está marcada a procissão e, às 19h, acontece a missa campal no palco oficial, montado na Praça de Santo Amaro. Mais tarde, o cantor católico Tony Allysson se apresenta a partir das 21h.

No dia 16, será a vez do grupo Pixote subir ao palco oficial, que será montado na praça do distrito de Santo Amaro.

Seis missas solenes serão realizadas na Igreja da localidade, no dia de Santo Amaro. Elas acontecerão às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h e 13h. Tão importante quanto à missa para os fiéis que, neste ano ganhou formato de roteiro turístico, batizado de “Caminho de Santo Amaro”, a Sala dos Milagres recebe neste dia os pagadores de promessa.

A partir das 15h, montados em cavalos, dois grupos de homens de diferentes idades representam os cristãos e mouros. Constituída há 1.500 anos, a cavalhada de Santo Amaro reproduz o duelo por causa do amor que um rei mouro sentiu pela filha do rei cristão.

site ururau

Nenhum comentário: