Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Secretário fala das melhorias e prazos de entrega de obras pela cidade

Quem anda por Campos já percebeu que a frase usada pelos gestores públicos é uma realidade: ' a cidade virou um canteiro de obras', e andar de carro por conta de todos os serviços está cada vez mais difícil em alguns pontos como a Beira Valão, a Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, a RJ-216 (Campos-Farol) e Avenida Arthur Bernardes, quatro das principais obras em andamento no município. 

Segundo o secretário de Obras e Urbanismo de Campos, Edilson Peixoto, cerca de 600 obras estão em andamento em todo o município, desde as de grande impacto até asfaltamento de pequenas ruas.
Dessas quatro obras a primeira a ser entregue será a Beira Valão. A previsão é que até o dia 22 de dezembro tudo esta pronto. A obra que começou em abril de 2010, com investimento de 18 milhões de reais, tem sido frequente alvo de reclamações por quem passa no local, principalmente no horário de pico. O Secretário de Obras fala da dimensão da obra. “Nós tiramos todas as ligações de esgoto, toda a borda do canal foi estruturada, assim como as calçadas externas. Os arcos estão sendo colocados e terão uma iluminação especial com quatro refletores, além de estacionamento e um canteiro com flores em alguns pontos e piso especial para portadores de deficiência. Recuperação do pavimento, drenagem e guarda corpo de aço inox”, explicou.

De acordo com o Secretário no total são 1.836 metros de obras, o asfalto também esta sendo modificado nas pistas que ladeiam o valão. Da Avenida Nilo Peçanha até a Formosa e da Rua Tenente Coronel Cardoso à Avenida 28 de Março, atualmente 90 funcionários trabalham na obra.

DUPLICAÇÃO DA RJ-216
A RJ-216, que liga Campos a Farol de São Thomé, a previsão de entrega é final de 2012 são 56 milhões de reais investidos para reforma da rodovia, e duplicação da área urbana, final da Avenida 28 de Março até o distrito de Goitacazes, com uma ciclovia, seguindo o padrão da principal avenida da cidade.

“Goitacazes esta se interligando com Campos. Temos preocupação com o trânsito urbano, a rodovia vai sair da característica e passar a ser uma via”, ressaltou.
Peixoto disse que para a duplicação estão sendo estudadas a desapropriações da área perto da Usina Santo Antônio. 

“É a principal via de Barra do Furado e Porto do Açu, com o crescimento regional a área urbana já está se acumulando. O vetor de desenvolvimento tem que ser traçado pelo poder público, pela prefeitura. Pensando no futuro e estrutura para a população”, frisou.

A Avenida Arthur Bernardes está em parte concluída, falta terminar a parte que dá acesso da Avenida 28 de Março, na altura do Bairro Flamboyant até a Avenida Alberto Lamego no Horto, próximo a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Para concluir a obra são necessários cerca de 60 milhões. 

O secretário informou que no trecho final será construída uma ponte em cima do Canal de Coqueiros. “Esta estrutura será construída na diagonal, inclinada, seguindo o percurso da avenida. A drenagem já foi feita, agora vamos começar a parte de base, estruturando a via para receber o asfalto. A previsão é que ela seja concluída”, declarou.

A Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, também está causando transtorno no trânsito de veículos, pois é a principal via que leva ao Hospital Geral de Guarus (HGG). 

Segundo o secretário a previsão para a conclusão da obra também é para 2012 e estão snedo investimos mais de 28 milhões de reais. Os serviços acontecem da Avenida Francisco Lamego até a Rua da Delegacia de Guarus.

“Depois de cncluída vai beneficiar vários bairros como Parque Vicente Dias, Calabouço, Rio Branco, Novo Mundo, Presidente Vargas, Zuza Mota, parte do Parque Alvorada e de Cistodópolis. Estão sendo realizadas obras de dragagem, urbanização, canteiros e estacionamentos”, disse.

Sobre a demora para a entrega das obras o secretário informou que todas seguem um cronograma e que são obras de grandes proporções. “Existe um cronograma para a execução dessas obras. São obras que mexem com toda a estrutura de um bairro, mas também serão obras que vão durar um bom tempo”, ressaltou.

Sobre a obra na Rua Formosa que está sendo realizada entre o cruzamento da Rua dos Goytacazes, até a Avenida Felipe Uebe, o secretário disse que toda a parte de escoamento de águas está sendo modificada.

“Está sendo colocado uma camada asfáltica de cinco centímetros no meio, com caimento de três nas laterais e recuo de 30cm para a água das chuvas. Já encaminhamos uma solicitação para a Empresa Municipal de Trânsito (Emut) e Guarda Civil Municipal para que caminhões acima de dez toneladas não trafeguem pelo local. Pois existem áreas urbanas que não tem estrutura para receber esse tipo de veículo”, finalizou.
Fonte: Site
Ururau

Nenhum comentário: