Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Solar Visconde de Araruama restaurado é entregue pela prefeita Rosinha Garotinho

Prédio vai abrigar o Museu de Campos, que será inaugurado em março

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, o vice-prefeito Doutor Chicão, e o deputado federal Anthony Garotinho, acompanhados de várias autoridades, dirigentes de entidades da sociedade civil, artistas e personalidades ligadas à Cultura, inauguraram na noite desta sexta-feira (23), as obras de restauração do secular Solar Visconde de Araruama, construída em 1760, para ser moradia do fazendeiro e dono de engenho, José Carneiro da Silva, que detinha o título de Visconde. A convite da prefeita, esteve no palanque das autoridades, José Francisco Carneiro, tetraneto do Visconde, que recebeu oficialmente a homenagem.

“Estamos entregando o prédio histórico restaurado e fico feliz por cumprir o meu programa de governo. Em março, no aniversário da nossa cidade, quero inaugurar o museu, com toda mobília adequada. Assim como a Educação, a Cultura é muito importante para a o desenvolvimento das pessoas. A riqueza material, os bens, um ladrão pode nos roubar, mas a Cultura, conhecimento, somente, perdemos quando morremos”, destacou Rosinha, na Praça São Salvador, diante do Solar, que está ornamentado com luzes natalinas que “dançam”, conforme a melodia das músicas.

No pavimento superior, no salão nobre do Solar, os visitantes foram recepcionados com um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, ao som de violinos, viola e violoncelo. O secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos, e o deputado Garotinho, ressaltaram as ações realizadas para a Cultura de Campos, que é rica e tem importância na História do Brasil, com ênfase nas personalidades que se destacaram no Estado do Rio de Janeiro e no país, em diferentes épocas.

O Solar tem importância emblemática para a história de Campos desde 1860, quando foi doado para a municipalidade, tendo sido sede de importantes fatos, como sede da Câmara Municipal (1901-1903); da Prefeitura de Campos; da primeira Biblioteca Municipal e da Secretaria de Fazenda. No século XVIII , o Solar foi ampliado porque foi fundido com o antigo prédio do Corpo de Bombeiros formando um importante conjunto arquitetônico de época, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), mas estava em ruínas por falta de manutenção adequada.

De um pequeno palco instalado na Praça São Salvador, em frente ao Solar, antes de se pronunciar, a prefeita franqueou a palavra para diversas autoridades, que discursaram sobre a importância do espaço restaurado para guardar relíquias da história de Campos. Após os discursos, a prefeita Rosinha; o vice Doutor Chicão; o secretário de Cultura, Orávio de Campos; a secretária de Educação, Maria Auxiliadora de Freitas; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, e representantes da sociedade civil, acompanhados de parte da multidão, entraram no prédio, logo após a prefeita, o vice Doutor Chicão e o deputado Garotinho terem cortado a fita e descerrado a placa inaugural no hall de entrada do pavimento térreo do Solar, que tem duas escadas de época para acesso ao pavimento superior.

Rosinha esclareceu que em 2008, ainda no governo anterior, foram iniciadas obras para troca do telhado e recuperação da fachada, mas toda a estrutura do Solar, feita em pesadas peças de madeira, permanecia comprometida, destruída por cupis durante muitos anos, da mesma forma que a umidade havia deteriorado todo emboço, tendo em vista no século retrasado não existir cimento. Rosinha explicou que o Solar foi totalmente restaurado, seguindo os mesmos padrões da época, inclusive todo madeiramento utilizado, com medidas e entalhes idênticos, mantendo as mesmas características da época. Por conta da fidelidade dos padrões arquitetônicos na restauração, a prefeita agradeceu aos operários, técnicos e ao engenheiro proprietário da Conenge Engenharia, Rodrigo Ribeiro Gomes, “pelo empenho e esmero na execução do projeto de restauração, cujo resultado é visto nas escadarias, nos salões nobres, nos corredores e salões de visita”, destacou Rosinha.
Fonte: Campos24horas

Nenhum comentário: