Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Chegou o Verão: Hora de cuidados redobrados com os alimentos

Crianças são mais vulneráveis à intoxicação alimentar
Peixes fritos, salgadinhos deliciosos, camarões empanados e a reunião com a família e amigos, tudo parece ser uma maravilha no verão. Mas é nas férias que devemos redobrar nossos cuidados com este tipo de alimento. Nesta época do ano, acabamos nos permitindo fazer alguns exageros na alimentação, como por exemplo, no consumo de alimentos mais gordurosos, bebidas de altas calorias e muitas vezes alimentos consumidos a beira mar, o que pode significar um grande risco para a saúde.

 
A conservação de alimentos é um fator de extrema importância nesta época do ano, já que o calor os deteriora e na maioria das vezes não sabemos a origem do que consumimos, e nem as condições de higiene em que foram preparados.

Em entrevista ao Site Ururau, o Gastroenterologista, Dr. José Roberto Crespo, disse que os perigos com os alimentos em má conservação são grandes e os sintomas, bem comuns. “Sem a conservação a pessoa pode adquirir sintomas como diarréia, infecções intestinais e desidratação”.

Os que mais sofrem nesta época são as crianças, que por não terem consciência dos perigos com certos tipos de alimentos, e pela fragilidade do organismo, acabam se tornando mais vulneráveis a certas doenças.

 
“As crianças devem ter mais cuidados com estes alimentos. O que deve ser feito é uma boa hidratação, a ingestão de líquidos, além do uso do protetor solar”, alerta o médico.

Outra indicação muito importante também é evitar a exposição ao calor e sempre fazer uso de roupas frescas, além da indispensável higiene.

Em Campos, o Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (Iec- Visa), treinou vigilantes sanitários para atuarem na praia de Farol e Lagoa de Cima.

O curso abordou assuntos relacionados à aplicação de práticas corretas de higiene e conservação de alimentos, o controle na produção, os procedimentos de limpeza e desinfecção, além de cuidados no deslocamento e manuseio correto das sobras.

Tomando todos esses cuidados essenciais, você poderá aproveitar bem o verão e usufruir de ótimos momentos de lazer com os amigos e com a família.
 
Site:ururau

Nenhum comentário: