Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Prefeitura estrutura Caminho de Santo Amaro

A Prefeitura de Campos está estruturando o Caminho de Santo Amaro, o único caminho religioso do estado do Rio de Janeiro e que já consta na programação da TurisRio. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) já definiu o local e o horário da saída que será no dia 14 de janeiro, às 19 horas, da Catedral Diocesana, na Praça São Salvador. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas vindas de diferentes locais percorram o caminho de, aproximadamente, 55 quilômetros, superando a estimativa do ano passado que foi de cerca de 30 mil pessoas.

- Teremos um guia de turismo que vai acompanhar os romeiros que quiserem fazer o caminho completo e duas barracas de hidratação, uma em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal e outra em Mineiros. A Campos Luz colocará braços de luz nos lugares mais escuros para garantir a segurança dos romeiros e a Secretaria de Serviços Públicos vai colocar banheiros químicos no decorrer do caminho de Santo Amaro - informa o secretário Orlando Portugal.

O guia de turismo da Sedep, Everaldo Reis, explica que, no caminho, o romeiro tem a oportunidade de conhecer igrejas barrocas e centenárias, como a Basílica Menor, a Igreja de São Francisco, a primeira onde foi rezada uma missa na cidade; a de São Gonçalo de Goitacazes, entre outras. "Recebemos caravanas de municípios vizinhos e de outros estados. O comércio e a economia local também ficam aquecidos", afirma Everaldo, que cita a venda de santinhos, imagens e correntinhas como um fenômeno recente de propagação da fé em Santo Amaro.

Santo Amaro - Em Santo Amaro, a fé supera a distância, a dor e até mesmo a dificuldade financeira. Todos os anos, no dia 15 de janeiro, milhares de fiéis se dirigem à localidade para homenagear o padroeiro da Baixada Campista. Tem sido assim há mais de 250 anos, desde que os portugueses iniciaram a colonização da região. Os romeiros chegam de carro, a pé, a cavalo. Levam velas e presentes, se emocionam e agradecem ao santo pelas graças obtidas.
Por Wesley Machado 
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: