Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dieta rica em antioxidantes diminui chances de AVC em mulheres


Os antioxidantes, como as vitaminas C e E, carotenoides e
flavonoides, combatem os efeitos dos radicais livres,
que são moléculas que podem causar danos aos tecidos
As mulheres que seguem uma dieta rica em antioxidantes têm menos chances de ter AVC (acidente vascular cerebral), conhecido popularmente como derrame. Este achado é mais significativo entre aquelas sem histórico de doença cardiovascular. Estas são as principais conclusões de um novo estudo, realizado na Suécia.

Os pesquisadores do Instituto Karolinska analisaram a saúde de quase 37 mil mulheres, com idades entre 49 a 83 anos, por cerca de uma década. No início do estudo, um pouco mais 31 mil das participantes não apresentavam diagnóstico de doenças cardíacas, enquanto quase 6 mil tinham histórico de doença cardíaca.

As participantes preencheram questionários e os pesquisadores usaram os dados dietéticos e um banco de dados padrão para determinar a ingestão total de antioxidantes das participantes.
Os pesquisadores descobriram que, entre as mulheres sem histórico de doença cardiovascular, as que ingeriram maior quantidade de antioxidantes em suas dietas (vindos principalmente de frutas e vegetais) tiveram um risco 17% menor de derrame. E entre as mulheres que tinham uma história de doença cardiovascular, aquelas cuja dieta incluía um alto nível de antioxidantes tiveram 46% a 57% menos risco de derrame hemorrágico.

Os antioxidantes, como as vitaminas C e E, carotenoides e flavonoides, combatem os efeitos dos radicais livres, que são moléculas que podem causar danos aos tecidos.

Portanto, os antioxidantes podem ajudar a reduzir pressão arterial, coagulação do sangue e inflamação no corpo.

De acordo com a autora do estudo, Susanne Rautiainen, outros fatores da saúde podem ter desempenhado um papel importante na diminuição das taxas de derrame entre as participantes. “Mulheres com alta ingestão de antioxidantes podem ser mais conscientes de sua saúde, e ter o tipo de comportamento saudável que pode ter influenciado os resultados”, destaca.

No entanto, a descoberta de que mulheres com quantidades elevadas de antioxidantes tinham menor risco de derrame se manteve mesmo depois dos pesquisadores ajustarem os resultados para comportamentos relacionados à saúde como atividade física, tabagismo e educação.
Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário: