Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Nível dos rios Paraíba e Muriaé sobe na região


As chuvas que caem no estado de São Paulo e na Zona da Mata Mineira têm elevado o nível das águas dos rios Muriaé e Paraíba do Sul, em Campos. Entre sexta-feira (16) e a noite desta segunda-feira (19), o nível do Paraíba do Sul subiu de 6,50m para 8,34m. O Rio Muriaé, que deságua no Paraíba do Sul, a cerca de cinco quilômetros da entrada da cidade, também está em elevação, com 2,90 em Itaperuna e 2,80 no município de Italva. Mas, ao contrário dos anos anteriores, mais de três mil famílias que sofriam com as enchentes, e em locais de risco, estão tranquilas agora no período de chuvas de 2011. É que, graças ao Programa Morar Feliz, famílias que moravam por exemplo no bairro Ilha, no distrito de Ururaí, não sofrem mais o drama vivido durante anos. Essas famílias tiveram a realização do sonho da casa própria.

As famílias que moravam no bairro Ilha foram removidas para um novo bairro, em local salubre, sem alagamentos no Conjunto Habitacional da Tapera. As famílias da Comunidade da Ilha foram abrigadas pela Prefeitura em casas construídas com material de qualidade. Elas não temem alagamentos, num novo bairro, formado por dois condomínios habitacionais, na extensão da Tapera, com mais de 700 casas, numa extensa área dotada de completa infraestrutura, com redes de coleta de águas pluviais (das chuvas); rede de coleta de esgoto, sistema de tratamento e rede de água potável.

- A chuva é contínua, mas as águas que estão fazendo subir o nível do Paraíba e Muriaé vêm de São Paulo, do Rio e da Zona da Mata Mineira. Porém, a situação somente se torna preocupante quando o Paraíba do Sul atinge a cota de 9m. As centenas de famílias ribeirinhas do Paraíba do Sul, atualmente, estão livres dos riscos de alagamentos de suas residências. Em Ururaí, parte das famílias carentes em situação de risco foi levada para as casas do Morar Feliz e estão seguras. Apenas, algumas famílias da Rua Silvio Codeço, que estenderam moradias para próximo ao Rio, é que podem ter algum problema com a água, caso chova muito na região da Lagoa de Cima, que faz alterar o nível do rio Ururaí”, analisou o secretário da Defesa Civil, Henrique Oliveira.

O secretário acrescenta: “Em Três Vendas, devido às águas que vêm de Minas, o Muriaé poderá implicar em algum risco, mas estamos em estado de alerta, com monitoramento desde Itaperuna”, concluiu Henrique Oliveira.
Fonte: Site Campos24Horas

Nenhum comentário: