Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Royalties: Magno Malta prevê manifestações nos próximos dias

Parlamentar disse que se preciso, até a Ponte Rio-Niterói pode ser fechada

O senador Magno Malta afirmou nesta segunda-feira (31/10), que novas manifestações com a paralisação de rodovias Federais e Estaduais devem acontecer nos próximos dias. As ações têm o objetivo de fazer pressão contra a redistribuição dos royalties do petróleo. Além do bloqueio de estradas federais nas divisas dos estados, não está descartado interromper o tráfego na rodovia Presidente Dutra, a mais movimentada do país, que liga os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, em data e local não revelados.

De acordo com o senador, para chamar a atenção, até a ponte Rio-Niterói pode ser fechada. “Se precisar para chamar a atenção da presidente, a gente fecha até a Ponte Rio-Niterói”, disse o senador.

O fechamento da Via Dutra, segundo o parlamentar, deverá ser feito num trecho que dificulte a saída para outras estradas. Magno Malta acredita que fechar estradas pode fazer o governo federal mostrar sensibilidade à causa dos estados produtores de petróleo. “Quem ensinou isso não foi o Lula? Chegue na porta da fábrica e pare. Se o patrão não te atender, você invade a fábrica”, continuou o senador.

O grupo parlamentar reivindica a criação de uma comissão, com a participação dos governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e de técnicos do Ministério da Fazenda, para rediscutir a divisão dos royalties.

Magno Malta protestou contra a atuação do senador Wellington Dias (PT-PI), que segundo ele teria mentido para os capixabas quanto ao relatório do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e convidou os dois senadores para participar da comissão e conhecer melhor a situação dos produtores.

“Lula tinha um compromisso de não punir os estados produtores. O relatório de Vital do Rêgo diz que toda a desgraça, toda a miséria de infraestrutura e fome do Brasil é culpa desses dois estados que ficaram com a riqueza inteira e penalizaram o Brasil. É o negócio mais descarado que já vi em toda a minha vida”, desabafou.

Os parlamentares fluminenses e capixabas também estudam contestar a partilha dos royalties no Supremo Tribunal Federal.

Bancadas do Rio e Espírito Santo se movimentam pelos royalties
Fonte: Site Ururau.com

Nenhum comentário: