Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Musculação pode ajudar ex-fumantes a lidar com a “fissura”


Até o momento, diversos estudos haviam indicado que o exercício aeróbio tinha esse mesmo resultado, diminuindo a “fissura” logo após os fumantes largarem o cigarro, mantendo o peso e o aumento da ansiedade. Mas o estudo feito pelos pesquisadores do Miriam Hospital’s Centers for Behavioral and Preventive Medicine, e publicado no periódico Nicotine & Tobacco Research focou nos treinos resistivos, ou seja, na musculação.


De acordo com os resultados do estudo, feito com homens e mulheres, após um programa de 12 semanas (três meses) de treinos de resistência, os participantes demonstraram os mesmos benefícios dos exercícios aeróbios e disseram se sentir mais confiáveis em não voltar a fumar, em comparação àqueles que não haviam participado do programa de exercício.


“O cigarro mata milhares de pessoas todos os dias, e a grande maioria dos fumantes quer largar o hábito, mas nem sempre consegue”, diz Joseph Ciccolo, principal autor da pesquisa. “Ao que parece, treinos de musculação – assim como os exercícios aeróbios – são estratégias complementares bastante efetivas e que trazem mais ganhos para o organismo, paralelamente.”


Os participantes – cuja idade variava entre 18 e 65 anos e que fumavam ao menos cinco cigarros ao dia – faziam uma hora de exercício diariamente. O peso foi aumentando gradativamente nesse período. O grupo controle recebia aconselhamento e assistia a vídeos instrucionais.


Após o final dos três meses, 16% dos participantes do grupo principal não somente haviam largado definitivamente o cigarro como também viram a gordura corporal diminuir. No grupo controle, apenas 8% conseguiram vencer completamente o vício em nicotina e não apresentavam nenhuma variação no peso.


E os efeitos da musculação também foram benéficos em longo prazo. Após três meses do final das sessões de exercícios, 15% dos participantes não indicaram nenhuma vontade de voltar ao vício. No grupo controle, novamente, apenas metade dos participantes conseguiu se manter longe do cigarro.


Ciccolo avisa, entretanto, que a musculação é uma aliada do tratamento para parar de fumar e que consultar um profissional médico e participar de grupos de ajuda são atitudes que não devem ser deixadas de lado.

Nenhum comentário: