Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caminho de Santo Amaro terá sinalização turística

O primeiro roteiro turístico religioso de Campos já está com projeto de sinalização pronto e indo para a próxima fase, de confecção das placas metalizadas que serão instaladas de Farol de São Tomé até Santo Amaro e de lá até Campos. Para definir vários aspectos da implantação do circuito que acontecerá não apenas no dia de Santo Amaro, 15 de janeiro, padroeiro do distrito, mas durante todo o ano, estiveram reunidos nesta terça(22), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, com representantes da Emut, Campos Luz, Guarda Municipal e das igrejas, como a Catedral Diocesana, onde será implantado o Marco Zero.

Serão instaladas ao longo do percurso, 50 placas metalizadas e refletivas, que oferecem melhor visualização noturna, de tamanho 0,70x0,50 com a logomarca do Caminho de Santo Amaro e uma faixa marrom, que sempre identificará os atrativos históricos e culturais. Haverá ainda uma faixa verde, para indicar sinalização de tráfego e a iluminação dos cerca de 55 quilômetros de Farol até Campos, também será revista e ampliada, já que foram observados muitos pontos escuros ao longo do trajeto.

Presente à reunião, o padre Walace Maciel da Silva, da Catedral Dicoesana, disse que a Diocese de Campos autorizou a instalação do Marco Zero na parte da frente da igreja, onde ficará inscrito o momento do início do roteiro e um resumo dos atrativos visitados no Caminho de Santo Amaro. O secretário de Desenvolvimento Orlando Portugal, avaliou que embora o roteiro tenha sido lançado em janeiro desse ano, ele efetivamente estará funcionando a partir de 2012, já para a Festa de Santo Amaro e depois em todos os meses do ano.

- Esse será o primeiro circuito religioso de Campos e também do Estado do Rio. Estamos idealizando o Caminho de Santo Amaro a exemplo do Caminho de Campostela e outros que temos no mundo e que tem visitação intensa de turistas. Assim, vamos ativar, em definitivo, o turismo receptivo no município - ,destacou.

Faz parte do projeto do roteiro Caminho de Santo Amaro ainda a participação de estudantes da rede municipal, que serão treinados para atuarem como guias. O roteiro inclui: saída da Catedral Diocesana (Pça São Salvador)- Igreja Nossa senhora do Carmo-Igreja de São Francisco- Capela Nossa Senhora do Rosário (Donana)- Igreja de São Gonçalo (Goitacazes) – Igreja do Solar do Colégio dos Jesuítas (Tocos)- Igreja Nossa senhora do Rosário (Campo Limpo)-Mosteiro de São Bento (Mussurepe)- chegada a Igreja de Santo Amaro.
Por Denise Ferreira  
Fonte: site PMCG

Nenhum comentário: