Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uma nova profissão a partir de cursos na Padaria Escola

Para alguns, a chance de se qualificar e implementar as receitas de bolos, biscoitos, doces e pães. Mas para muitos dos alunos do Projeto Padaria Escola, desenvolvido pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Jardim Carioca, é a oportunidade de aprender uma nova profissão e, mais do que complementar a renda da família, arriscar vôos mais altos. Eliete Fernandes dos Santos Gomes, 37anos, é um desses futuros empreendedores.

Moradora do Parque Santa Rosa, a então empregada doméstica mudou de profissão desde março deste ano, quando foram iniciadas as aulas na Padaria Escola. Quando não cuida da família ou participa do projeto, Eliete prepara biscoitos e tortas encomendadas a ela. “Vendo no meu bairro mesmo e complemento minha renda. Tenho recebido encomendas para festas e forneço também para uma mercearia. No futuro, pretendo abrir meu próprio negócio na área de panificação”, revelou a aluna.

Colega de turma de Eliete, Eliziária Pereira de Oliveira Maciel, 37, ainda nem recebeu o certificado do curso, mas já garante: panificação é um negócio para toda sua vida. Para a moradora do Parque Nova Canaã, que costumava fazer bolos caseiros, a participação no projeto tem garantido mais acertos e variedades e, consequentemente, mais clientes. “Estou aprendendo muito na Padaria Escola e tenho até feito bolos por encomenda. Quando você faz em casa, pode dar certo ou não. Mas com as aulas, você já não corre risco de uma receita sair errada”, explicou Eliziária.

E para dar certo, a mãe do pequeno Samuel de Oliveira Maciel, de três anos, sabe que será preciso investimentos também. “O material ainda faz falta, porque, por exemplo, meu forno é pequeno. Mas eu pretendo investir e ter o que for necessário para cada vez mais estar produzindo meus bolos”, destacou Eliziária.

Enquanto não dá para ser dona de sua própria padaria, a vizinha de Eliziária, a dona de casa Rita de Cássia Silva, 45 anos, já espera a chance de ser inserida no mercado de trabalho. “Para quem tem pouco estudo como eu, participar do Projeto Padaria Escola é a oportunidade não somente para trabalhar por conta própria como também em padarias”, explicou.
Por Regina de Oliveira  
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: