Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

HGG na campanha de prevenção ao câncer da pele

O Hospital Geral de Guarus (HGG) vai participar da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele neste sábado (26). Das 9h às 15h, três dermatologistas atenderão a população no HGG, mesmo os que não têm consulta marcada. De acordo com o diretor da unidade de saúde, Edson Batista, quem chegar será atendido direto no ambulatório do hospital. Caso haja necessidade de fazer algum exame, o paciente já sai com o agendamento. A campanha é realizada com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense.

- É uma campanha importantíssima e a população não pode deixar de participar. Ofereceremos informação, diagnóstico e tratamento de qualidade, tudo gratuitamente -, destacou Edson Batista.

A campanha é nacional e, neste ano, será a 13ª edição. O câncer da pele é o mais frequente no país, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando diagnosticado precocemente, é maior a chance de cura. Para este ano, a previsão é que surjam mais de 113 mil novos casos.

Existem três tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o mais frequente, respondendo por 70% dos casos, sendo mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase – quando o câncer se espalha pelo corpo – pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos. O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum e pode provocar metástase. O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase.
Por Marcio Fernandes 
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: