Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Enquanto o Paraíba desce o Rio Ururaí sobe e já deixa desabrigados

De acordo com a última medição Paraíba chegou aos 9,92 metros
Enquanto o nível do rio Paraíba desce, atingindo às 14h a marca dos 9,92 metros, apenas 40 cm acima do nível de transbordo, o nível do Rio Ururaí não para de subir. Na medição feita na manhã desta quinta-feira (11/01) o Ururaí chegou à marca de 3,57 metros avançando três centímetros até a medição das 16h.

Pelo menos uma família está desabrigada em Ururaí e foi realocada, pela secretaria de Família e Assistência na Escola municipal Mário Barroso.



As equipes da Defesa Civil de Campos permanecem em Lagoa de Cima, onde o acesso à localidade de Conceição do Imbé pela estrada da Lagoa de Cima já está interrompido, restando aos motoristas que trafegam pelo local a rota alternativa pela estrada de Itereré.

De acordo com o comandante adjunto da Defesa Civil, de Campos, Major Edison Pessanha, a previsão é de que as águas continuem baixando, mas as equipes continuam em plantão 24 horas monitorando os rios que cortam as Regiões Norte e Noroeste, bem como as vazões das represas em Minas Gerais.

Mesmo com a previsão de ausência de chuvas na região serrana de Campos, a expectativa é de que o nível da Lagoa, que recebe águas da serra e do Rio Paraíba, através de uma comporta danificada na localidade de Itereré, continue a subir.

Os pequenos produtores rurais do local já tiveram parte de suas propriedades tomadas pelas águas e continuam preocupados com o avanço do nível da lagoa, que já atingiu muitas áreas de cultivo e pode ainda comprometer a criação de animais.

O secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, informou que a situação em Lagoa de Cima está tendo acompanhamento e que num primeiro momento as atividades estavam concentradas em abertura de estradas de acesso para evitar o isolamento de algumas comunidades.

Eduardo ressaltou que o produtor rural que necessitar de algum auxílio pode buscar contato com a secretaria de agricultura através do telefone 2732 6400, para que as equipes da Agência de Desenvolvimento Rural, ADR-4, localizada em Lagoa de Cima, possa ser acionada em socorro aos agricultores.


Ururau
Site: Ururau

Nenhum comentário: