Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Desabrigados de Campos não devem voltar às casa sem autorização


Casas precisam ser esterilizadas para evitar perigo de contaminação
A Prefeitura de Campos alerta aos desabrigados e desalojados pelas cheias dos rios Paraíba do Sul e Muriaé a não retornarem às casas sem a autorização das autoridades, pois o perigo de contaminação pelas águas é ainda maior neste período pós-cheia.
A assistência continua sendo prestada às famílias que estão em abrigos ou nas lajes, mas, neste domingo (15/01), em Três Vendas, várias famílias retornavam à localidade, querendo efetuar a limpeza.

“As pessoas não devem sair dos abrigos ou limpar as casas sem a devida orientação. Para eliminar, por exemplo, a urina do rato, que transmite a leptospirose, é preciso usar o produto adequado, caso contrário não se consegue esterilizar o local. No caso de Três Vendas, o Muriaé continua baixando e a previsão é de que amanhã (16/01) a Defesa Civil coloque equipamentos para bombear a água das ruas. Depois, sim, faremos o retorno assistido dessas famílias”, fala o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.

A Defesa Civil não tem poder de polícia, para impedir as famílias de voltarem para suas casas, mas a orientação passada por Henrique Oliveira é reforçada pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano.

“Equipes da Saúde estão no local orientando essas pessoas quanto aos riscos que correm. Temos um trabalho para controle de doenças pós-enchentes, como dengue e leptospirose, mas as pessoas precisam saber que, para essas doenças, por exemplo, não existem vacinas e que, nessa situação, o mais importante é que todos se previnam, evitando especialmente contato com as águas contaminadas”, destaca.

Redação


Site: Ururau

Nenhum comentário: