Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Defesa Civil em alerta: Rio Paraíba sobe quase um metro em 12 horas


Famílias da Ilha do Cunha estão sendo removidas da comunidade
A Defesa Civil de Campos começou a retirar famílias da Ilha do Cunha na tarde desta segunda-feira (30/01). O Rio Paraíba do Sul continua subindo e deve atingir a toda a comunidade na manhã de terça-feira (31/01). Um dos motivos para a subida repentina do nível do Rio Paraíba é a vazão de águas de uma represa na Ilha dos Pombos, em Carmo, na região serrana do Estado do Rio, na tarde desta segunda eram 1.5 mil m³/s (metros cúbicos por segundo), quando o normal é uma vazão de até 700 m³/s.

Na manhã desta segunda-feira (30/01), às 8h, o nível do rio estava em 8,70m, ou seja, subiu quase um metro em 12 horas.

Nesta primeira ação, a Defesa Civil está retirando 10 famílias, elas vão ser levadas para a Escola Municipal Castelo Branco, no bairro Pecuária. De acordo com o comandante adjunto da Defesa Civil Municipal, major Édson Pessanha toda a comunidade da Ilha do Cunha pode ser inundada na madrugada desta terça-feira (31/01).

“O Rio Paraíba do Sul esta subindo, mesmo que em menor quantidade, ele vai continuar subindo, por isso nós já estamos começando a retirar as primeiras famílias da comunidade. A nossa previsão é que na manhã desta terça-feira (31/01) o nível do rio ultrapasse os 9,60 metros, que é a cota de transbordo, e para não termos que retirar estas famílias de madrugada, estamos antecipando esta ação”, disse.

O major disse também que o nível subiu muito rápido, mas ele não acredita que esta cheia possa ser maior do que a primeira enchente de 2012. “Em dois dias o rio subiu mais de dois metros, isso porque chove forte em áreas como São Paulo e Minas Gerais, além da chuva que caiu na Região Serrana do Rio de Janeiro, e estas águas acabam vindo para o Paraíba do Sul, mas eu não acredito que vamos ter o mesmo quadro do início de janeiro, quando o rio atingiu 11,15 metros”, explicou.

Questionado sobre a retirada das famílias da Ilha do Cunha 10 dias depois de voltarem pra casa, o comandante adjunto da Defesa Civil de Campos informou que vários fatores influenciaram para que estas famílias voltassem pra casa. “Os moradores da Ilha do Cunha voltaram pra casa no dia 20 de janeiro, e agora estão tendo que sair novamente, e infelizmente até que eles saiam em definitivo deste local, vai ser assim. A Prefeitura até tem casas para receber todos os moradores, mas são vários fatores que influenciam nesta questão”, concluiu.



Site: Ururau

Nenhum comentário: