Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Diferença no preço do material escolar chega a 700% em Campos

Em pesquisa realizada entre os dias 11 e 17 de janeiro, técnicos do Procon de Campos identificaram diferenças de preços de mais de 700% em alguns itens da lista de material escolar. A pesquisa foi realizada em dez estabelecimentos da cidade. A variação para o ano anterior foi de 7,5%. Foram pesquisados 53 itens dos mais solicitados pelas escolas.

Técnicos do Procon advertem que pode haver diferença na qualidade dos produtos, mas é muito importante o consumidor avaliar se, realmente, deve dar preferência a determinada marca, visto que algumas diferenças de preços são muito grandes.

De acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o acompanhamento dos preços e da qualidade dos produtos deve ser rotineiro, visto que, no início do ano, as despesas já são muito elevadas. “O consumidor, com bom senso e disciplina, pode realizar suas compras e conseguir importantes descontos, diversificando os locais de compra e aproveitando as melhores ofertas disponibilizadas na tabela do Procon”, destacou Rosangela Tavares.

A pesquisa deve ajudar os pais a não contrair gastos desnecessários e também auxilia quem quer comparar opções e conter o orçamento doméstico. “Temos exemplos do ano anterior em que a procura pela tabela foi muito grande e os consumidores ficaram felizes por contar com essa ajuda do Procon”, lembrou Rosangela Tavares.

Além da pesquisa, outros detalhes são importantes para não se endividar ou até mesmo ser enganado quanto aos itens da lista de materiais pedida pelas escolas. Os pais ou responsáveis precisam estar atentos aos itens da lista, pois muitas escolas cometem abusos pedindo itens que são proibidos na lista de materiais.

Veja aqui algumas dicas para o consumidor fazer suas compras com tranquilidade:

- O consumidor deve fazer uma cotação de preços em três ou mais livrarias;
- Nunca compre sem fazer antes uma boa pesquisa de preços;
- Tente formar um grupo de compras com pais de alunos de uma mesma escola e negociar um bom desconto com a livraria;
- Procure não levar crianças na hora de fazer as compras, pois, invariavelmente, elas acabam escolhendo os itens mais caros;
- Os produtos “da moda” são sempre mais caros, pois a procura é muito grande. Evite priorizar esses produtos;
- Avalie com atenção se vale a pena financiar suas compras. Os juros embutidos podem ser elevados;
- As escolas não podem exigir material de uso coletivo.

Acompanhe aqui algumas diferenças de preços:

Produto Menor preço Maior preço
Fita crepe escolar 0,80 3,30
Fichário escolar 8,25 39,90
Caderno brochurão 60 fls 0,95 6,90
Caderno de desenho ½ pauta 1,45 6,90
Lápis de cor com 12 unidades (grande) 2,75 13,50
Hidrocor com 12 unidades 2,60 15,90
Tinta guache 250 ml 0,60 4,30
Anilina 0,60 2,47
Pacote de etiqueta escolar com 12 unidades 0,39 2,97
Tesoura escolar sem ponta 0,80 2,50

Fonte: Campos24horas

Nenhum comentário: