Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Concluídas as obras do Centro de Produção Agroecológica

Foram concluídas nesta sexta-feira (27), as obras de implantação do Centro de Produção Agroecológica Integrada Sustentável, que conta com sistema de irrigação por gotejamento para as cultivares e galinheiro. O Centro de Produção vai funcionar com o sistema de Mandala, que compreende a produção consorciada. Na área preparada junto da BR-101, nas proximidades do Shopping Estrada, vão ser produzidas verduras, legumes, frutas e criação de galinha caipira, a custos reduzidos, conforme ressalta o secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo.

O Centro servirá de vitrine para incentivar produtores da agricultura familiar, que poderão comercializar a produção excedente no comércio e no Programa Merenda Escolar. Eduardo explica que as aves serão criadas com custo reduzido, pois vão ser alimentadas com resíduos dos alimentos produzidos no "Hortão", área modelo de 5.000m² que será cultivada por uma família com vocação para a atividade agrícola.

Frutíferas - Na próxima semana será feita semeadura na área de produção de frutíferas. A equipe que trabalha no Planejamento Estratégico (com representantes da Secretaria de Agricultura, e Educação), que trabalha em parceria com técnicos do Sebrae, aguardam a conclusão de pesquisa de mercado para definir quais as frutíferas são viáveis para a produção comercial, levando-se em conta dados como demanda, condições de armazenamento, transporte, entre outros, já que o programa visa a produção para consumo para as famílias que vão aderir ao programa e para a venda do excedente para a geração de renda familiar.


- Concluimos a preparação do Centro de Produção Agroecológica, inclusive as instalações do sistema de irrigação e o galinheiro, que fica posicionado no entorno da área de produção de verduras e legumes, no sistema de Mandala, que proporciona a variedade de produção de alimentos, de forma integrada e sustentável. A criação de galinhas, além de absorver os detritos dos alimentos, também receberão como ração o milho triturado produzido na própria área da Mandala. As aves também ainda terão uma função especial que é a de fazer o equilíbrio ambiental. Elas comem os insetos que tentam infestar as plantações e isso é importante para a qualidade da produção de alimento orgânico, que tem preço diferencial no mercado e agrega valor na renda das famílias - detalhou Eduardo Crespo.
Por Jualmir Delfino
Fonte: PMCG

Nenhum comentário: