Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

“Creas sobre Rodas” mais uma vez em Farol

Das 9h às 17h, na Praia do Farol de São Tomé, neste sábado (4), haverá mais uma ação do projeto “Creas sobre rodas”, num trabalho em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde, liderado pela secretaria municipal da Família e Assistência Social, voltado para fomentar a conscientização a respeito dos direitos das crianças, dos adolescentes e idosos. O slogan do projeto é “Violação de Direito. Não se Cale”, onde a intenção é fortalecer os vínculos familiares com a devida restauração e manutenção da integridade física, mental e social.

Ao todo estão envolvidos há duas semanas de desenvolvimento do projeto e que terá sua terceira edição, neste sábado, entre 50 e 80 pessoas, incluindo equipes multiprofissionais da Casa da Cidadania, do Centro Pop, dos Creas 1, 2 e 3, membros do Projovem e ainda do Peti. Na oportunidade, distribuição de folder educativo e de orientação e informações com abordagens em residências, orla marítima e pontos estratégicos como a Feirinha da Roça e outros, serão alvo da presença dessas equipes espalhadas pela praia. 

Um dos integrantes do trabalho em Farol de São Tomé, o coordenador da Casa da Cidadania, Evaldo Malaquias, disse que a receptividade das pessoas está sendo das melhores e enfatiza que dentre todos os ítens que constam dessa conscientização, está a questão do álcool entre crianças e jovens, situação combatida e que conta com a efetiva ação por parte dos pais e responsáveis. “Estamos tendo uma adesão das pessoas muito boa. Iremos manter esse trabalho desencadeado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), até o dia 11 de fevereiro, quando vamos deixar passar o período de carnaval”, atestou.
Descentralizar – A diretora do Departamento de Proteção Especial e Social, Anne Caroline Cardoso, disse que essa iniciativa tem como meta descentralizar os trabalhos para os locais mais distantes do município, oferecendo este mesmo serviço às comunidades mais afastadas e que não dispõem de maiores recursos de informação. Segundo ela, durante as abordagens, caso ocorra alguma constatação de violação dos direitos desses segmentos e em especial, à criança, um direcionamento é feito para ônibus que está instalado à beira-mar, próximo ao projeto “Arte no Farol”, da Família e Assistência. Ali, após o contato com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, advogados e outros profissionais, existe o devido encaminhamento.
Por Maristela Cunha
Fonte: PMCG

Nenhum comentário: