Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conselho Regional da Firjan reúne autoridades em Barra do Furado


Empresariado visitou instalações do Complexo Farol/Barra do Furado
O Conselho Regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro no Norte Fluminense (Firjan), que organiza regularmente reuniões em sua sede, em Campos, realizou, na manhã desta quarta-feira (08/02), uma visitação no local onde futuramente será instalado o Complexo Logístico Farol/Barra do Furado.

Para o presidente da Representação Regional Norte da FIRJAN, Geraldo Coutinho, as reuniões nesse modelo tem se tornado eficaz, por permitirem aos empresários, uma melhor dimensão da área de implantação dos investimentos.
“Algumas obras tem características e magnitudes diferenciadas que não podem ser explicadas por imagens ou por relatórios, a pessoa tem que visitar o canteiro. Isso aconteceu no Açu, ninguém que tenha visto as fotos ou mesmo filmes do Açu tem a real dimensão do que está acontecendo lá. O mesmo conceito se aplica analogicamente à Barra do Furado. Para que o empresário tenha, ou até mesmo o agente da comunidade que queira conhecer a exata proporção do empreendimento tem que vir aqui.” Explicou o empresário.


Der acordo com Geraldo, a Firjan tem 25 conselheiros que representam todas as atividades produtivas da região. As reuniões regulares, permitem que esses empresários locais tenham tempo de ser preparar para atender melhor às demanda que surgirão com o empreendimento.


“É de fundamental importância que esses representantes conheçam aquilo que está por acontecer na nossa região, para que possam se preparar adequadamente, de modo a se integrarem nesse processo, caso contrário, essas oportunidades ficaram direcionadas a empresários de outras regiões, que são bem vindos, mas a preferência tem que ser do empresário nativo,” esclareceu falando ainda da necessidade que seja oferecido a esse empresário uma oportunidade mais privilegiada que lhe dê tempo de se preparar para oferecer produtos e serviços ao projeto. 


Geraldo falou ainda das características geográficas da região que favorecem à implantação do complexo, que implantado no ponto mais oriental do trecho do litoral da região, no Cabo de São Tomé, faz com que esteja também a uma distância média menor em relação às plataformas instaladas na bacia de Campos. O fato vai propiciar que se localizem, no local, os principais centros de distribuição de suprimentos e manutenção off shore.




“Aqui provavelmente fiquem instalados, ou procurem manutenção, a maior parte dos rebocadores e principalmente quando vier o pré-sal, esse número vai ser estupidamente elevado. Já temos o Canal das Flechas que tem um porte excelente de empreendimento. A estrutura natural é necessária, mas ela por si só não gera nenhum tipo de efeito econômico. O que irá gerar são as indústrias que essa estrutura vai atrair na sequência que inclusive já estão comprometidas a vir para cá.” Finalizou.


Para o presidente da empresa BR Off Shore, que comprou uma área de 611 mil metros quadrados na margem direita do Canal das Flechas e vai executar dois empreendimentos no local, a visita é um dos primeiros eventos que após o início das obras, em que toda a comunidade empresarial vai poder tomar conhecimento dos investimentos e da realidade que Barra do Furado vai se tornar daqui a alguns anos.

“Vamos construir uma base de apoio marítimo que servirá como uma base de apoio às plataformas que operam na bacia de Campos, visando atender não só as que estão em operação hoje, mas também as que serão instaladas nos próximos anos. O segundo empreendimento será o Estaleiro Barra do Furado, que fará manutenção aos barcos de apoio marítimo,” disse Ricardo que acrescentou ainda que atualmente no Brasil, existem cerca de 400 barcos do tipo e esse número tende a chegar a 700 até 2020. 


“Hoje a grande maioria desses barcos opera na Bacia de Campos e nós entendemos que existe uma demanda grande de manutenção desses barcos que a cada dia vão ficando mais sofisticados que precisam de revisão e certificação a cada dois três anos. A nossa intenção é fazer isso aqui em Barra do Furado, pois hoje muitos desses barcos estão indo até para o exterior para fazer determinados trabalhos.” Finalizou.




Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Haroldo Carneiro a preocupação é oferecer capacitação à população local e proporcionar um crescimento ordenado da região.

“A nossa grande preocupação, é fazer com que esse crescimento ocorra de forma ordenada. Pra isso nós solicitamos um estudo de impacto social da Universidade Federal Fluminense (UFF), para desenvolver algumas estratégias para que isso ocorra de forma ordenada e uma delas é o controle rigoroso de uso e ocupação de solo, para evitar loteamento irregular e favelização, e também um controle rigoroso de treinamento da nossa mão de obra, para que ela possa usufruir das oportunidades existentes,” declarou o secretário.


Após o reconhecimento do local e visitação da comporta que através de parceria entre o Governo do Estado, e o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), passará por obras de reestruturação e automatização, os membros do conselho e empresários, além de autoridades dos municípios de Campos e Quissamã, se reuniram no Hotel Tuyuyú, para acompanhar uma apresentação do Consórcio Rio Mar, a ser executado pela Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS.




Estiveram presentes, além do presidente da Representação Regional Norte da FIRJAN, Geraldo Coutinho e dos conselheiros da federação, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Haroldo Carneiro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Orlando Portugal; o presidente da empresa BR Off Shore, Ricardo Viana e os conselheiros da Firjan de Macaé dentre outros.



Ururau


Site: ururau

Nenhum comentário: