Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Casa de Apoio tem atendimento 24 horas no Farol

A Casa de Apoio aos serviços de Saúde funciona no sistema 24 horas, na Praia do Farol de São Tomé, com 12 funcionários por plantão. Além de atender adultos com problemas de desidratação por insolação excessiva e por excesso de ingestão de bebida alcoólica, os profissionais de saúde da Casa de Prevenção atuam com vacinação para crianças. 

De acordo com a enfermeira chefe do Plantão de sábado (4), Gláucia Barros, o movimento mais intenso ocorre invariavelmente na parte da tarde, quando o sol é mais intenso e quando as pessoas, no embalo do trio, já pouco hidratadas, ingerem maior quantidade de bebidas alcoólicas e agravam o quadro de desidratação, o que causa problemas, como diarréia e descontrole da pressão arterial.

- Eu estava caminhando no sol por mais de uma hora e estava com sede, mas insisti caminhando, para tentar chegar à casa do meu filho. Acabei passando mal na rua. Uma ambulância apareceu bem rápido e fui trazido para a Casa de Apoio meio zonzo. Mediram minha pressão, afrouxaram minhas roupas e me colocaram ali dentro, num lugar limpinho e fresco. Um remédio na minha veia e um comprimido me fizerem sentir bem. Até dormi de tão bom que é isso aqui. As enfermeiras tratam a gente o tempo todo sorrindo. Agora, estou bem e vou embora - relatou o aposentado Francisco Pereira.

Na Casa de Prevenção, as mães, tias e avós, levam crianças recém-nascidas e maiores, de até cinco anos, para tomar vacinas, “Eu moro aqui no Farol e como minha filhinha Maria Eloiza completou um mês, já trouxe ela hoje para tomar a vacina contra Hepatite A, porque aqui é de graça. Se eu fosse sair daqui para ir ao Posto Médico ou à cidade, seria muito trabalhoso, com este calor todo, a criança ficaria prejudicada. Mas aqui perto do Náutico fica mais perto para muita gente. Vou vacinar minha filhinha e aí, posso ficar tranqüila”, declarou Thayara Oliveira Gomes.
Fonte: PMCG

Nenhum comentário: