Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

LLX lança Programa de Conservação da Biodiversidade no Complexo do Açu

Durante o evento foram assinadas parcerias com o Instituto Jardim Botânico e a UENF
A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, apresentou nesta quinta-feira (31/05), às 11h, em evento realizado na sede da empresa, na cidade do Rio de Janeiro, o Programa de Conservação da Biodiversidade, que tem como iniciativa central a criação da maior RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) de restinga do Brasil, a RPPN Caruara. Com aproximadamente quatro mil hectares, a RPPN se localiza em São João da Barra, onde a LLX está construindo o Superporto do Açu. Com o objetivo de transformar o local em um centro de conhecimento e pesquisa sobre espécies vegetais de restinga, na solenidade foram assinadas parcerias com o Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro e com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).


Entre as autoridades estiveram presentes a Prefeita de SJB, Carla Machado, o Presidente da LLX, Otávio Lazcano, o Diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro, o Gerente de Licenciamento Ambiental da LLX, Ângelo Rabelo e o diretor de biodiversidade, áreas protegidas do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), André Ilha e o diretor do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, Rogério Gribel.


Para o diretor de biodiversidade e áreas protegidas do Inea, André Ilha, a criação da maior RPPN de restinga do Brasil em solo fluminense é motivo de orgulho para o estado. Ele também destacou a importância da iniciativa privada em programas de conservação ambiental e pesquisa científica.


“A RPPN Caruara será um grande laboratório a céu aberto que proporcionará conhecimento científico para todo o país. Ao firmar parceria com centros de pesquisas criteriosos como Instituto Jardim Botânico e UENF, o Grupo EBX mostra compromisso ambiental com a região”, disse.


Após a assinatura do convênio com a LLX, Rogério Gribel, diretor do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, explicou que a restinga é um bioma importante da Mata Atlântica, com peculiaridades interessantes do ponto de vista ecológico e evolutivo, mas relativamente pouco estudado em relação aos demais ecossistemas brasileiros.


“O programa tem grandes perspectivas de sucesso. A parceria com a LLX está sendo muito significativa para nós, pois ainda não é comum no país o investimento privado em pesquisas científicas”, declarou.


O diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro, afirmou que o Programa de Conservação de Biodiversidade tem o mesmo objetivo de alcançar o estado da arte que move o grupo empresarial.


“Trabalhamos para ser referência em todos os nossos empreendimentos e fazemos o mesmo em relação aos nossos programas ambientais”, afirmou, acrescentando que a sustentabilidade é mais que uma meta e está no plano de negócios do Grupo EBX. “Trabalhamos com a Gestão Integrada do Território, que considera os pilares econômicos, ambientais e sociais, irradiados pelos aspectos culturais da localidade.”


A Prefeita de São João da Barra, Carla Machado, durante seu discurso destacou a importância do projeto para o município.


“O evento mostra o quanto se buscou para toda essa área de reserva ambiental. Foram muitos embates, não é fácil conciliar interesses. É uma área imensa que o Grupo comprou para instalar o Complexo Industrial e sendo esta, de acordo com o Inea, uma área de preservação ambiental. Esta aí a conclusão toda feita nesse projeto. Estamos todos juntos, buscando melhores parcerias e objetivos, cada qual com o seu papel”, disse.


Otávio Lazcano, presidente da LLX, completou: “O investimento na RPPN Caruara prova que os interesses econômicos podem estar 110% alinhados com as questões ambientais”.


PRESERVAÇÃO DA RESTINGA
A RPPN Caruara, a maior de restinga em todo o país, tem aproximadamente 4 mil hectares, o que corresponde a cerca de quatro mil campos de futebol do Maracanã. Este, no entanto, será o seu tamanho no papel, já que a sua área protegida ultrapassa 4 mil hectares, quando somada à faixa de praia. A extensão do terreno da Caruara é maior do que duas vezes a soma de todas as 47 RPPNs registradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e sua criação garante a proteção de todas as formações naturais da região, como lagoas, remanescentes de restinga em ótimo estado de conservação e o trecho mais preservado da praia.


A área protegida engloba, portanto, um dos principais fragmentos de restinga preservados do Norte do Estado, além das Lagoas de Grussaí e Iquipari, esta última extremamente preservada, desde suas nascentes até sua foz, na Praia do Açu. Por lá, os trabalhos de recomposição vegetal e enriquecimento de espécies serão desenvolvidos dentro da RPPN, favorecendo, desta forma, a ligação da área reflorestada e a flora já existente. Até o momento, já foram plantadas aproximadamente 100 mil.


Após a assinatura da portaria do INEA que cria oficialmente a RPPN Caruara, a LLX se empenhará na elaboração do Plano de Manejo da unidade, fazendo com que se torne a maior referência para a conservação dos ambientes de restinga do país e um ambiente de uso sustentável para todos os trabalhadores e moradores da região.

Redação/Ascom
Site: Ururau

Nenhum comentário: