Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Juventude frustrada

'Voz dos jovens' na Rio+20, estudante se diz frustrada com texto final

Brittany Trifford venceu concurso para discursar na Conferência.
A neozelandesa de 17 anos quer estudar biologia na França.

Na manhã desta quarta-feira (20), foi aberta a plenária do alto escalão da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente, com discursos do chefe da ONU, de presidentes de vários países e de uma estudante de 17 anos. Brittany Trifford foi escolhida num concurso para representar a voz da nova geração e falou sobre a falta de atitude dos líderes políticos, das grandes corporações e sobre a pressa necessária para que não percamos nosso próprio futuro [veja no vídeo ao lado].
Em entrevista ao G1, Brittany disse que não leu por inteiro o texto das negocações, acordado em plenária na última terça-feira, mas que as partes que viu a deixaram muito frustrada. "Não li tudo porque não acredito que entenderia os termos tão técnicos, mas me falaram bastante sobre ele e fiquei muito frustrada e decepcionada. Poderia ser muito mais ambicioso."
A neozelandesa disse que foi "um sonho" ter sua voz ouvida na Conferência. "Estou aqui como eu mesma, não sou filiada a nada, nenhuma instituição. Recebi muitas mensagens de jovens de todo o mundo e é engraçado porque todos dizem a mesma coisa", disse ela.
Brittany Trifford, em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (20 (Foto: Alexandre Durão/G1)
Brittany Trifford, em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (20 (Foto: Alexandre Durão/G1)
Brittany é considerada a nova geração da canadense Severn Cullis-Suzuki, que discursou na Rio92, a conferência que deu origem à Rio+20. Mesmo sendo um pouco mais velha do que Severn quando discursou (ela tinha 12 anos), Brittany começou sua fala dizendo que era uma criança, e que representava todas as crianças, quase a metade do planeta.
Não tão criança assim, a simpática menina diz que está adorando o Brasil e que assim que terminar o colégio pretende viajar para estudar fora. "Como eu estudo numa escola francesa é mais natural que eu vá para a França, mas me interesso por outras culturas e regiões do mundo". Também como a inspiradora Severn, Brittnay quer estudar biologia, mas pretende "juntar algo relacionado a artes."

Fonte:G1

Nenhum comentário: