Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Unidades móveis no PSE atendem mais 60 mil pacientes em um ano

Em um ano de atendimento no Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Saúde, concluído no mês de agosto, as três unidades móveis que visitam as escolas do município junto ao programa e comunidades, entre elas, de audiometria, oftalmologia e odontologia, beneficiaram 60.919 mil pacientes em 12 meses, incluindo adultos, jovens e crianças.
   
Segundo a coordenadora do projeto, Milca Padilha, os números mostram a seriedade do trabalho realizado pela cidade, com foco principal nas crianças. “Realizamos os atendimentos nas escolas junto ao PSE e em outras localidades quando há realização do Prefeitura Presente. No atendimento, o projeto mede o nível de audição do aluno, faz o atendimento odontológico e oftalmológico, com consulta e doação de óculos de grau, uma média de 200/mês. Na odontologia atendemos, ainda, a parte curativa e em qualquer das especialidades, quando necessário, o próprio PSE marca consulta para o aluno direto na rede municipal de saúde”, disse.
 
O projeto, que atende 22 dias/mês, percorreu 136 unidades escolares e locais da cidade nesse período, totalizando 15.820 atendimentos na unidade móvel de odontologia; 34.623 na unidade de oftalmologia e 10.476 na unidade de audiometria. De acordo com Milca, vários casos relevantes já foram descobertos através do atendimento nas unidades. “Um dos casos foi da estudante da Escola Frederico Paes Barbosa, em Guarus, Kênya Cardoso Barbosa, 7 anos, que tinha 8 graus de miopia no olho direito e 6 graus no olho esquerdo, além de estrabismo. Após consulta na própria escola, no início deste ano, Kênya ganhou óculos de graça, passando a enxergar melhor e render melhora nas atividades curriculares”, finaliza.
Por Angélica Vellemem
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: