Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cepop será, também, referência em acessibilidade

Campos terá, em breve, o primeiro Centro de Eventos Populares (Cepop) do município. O espaço, batizado de Osório Peixoto, será o maior da região para esta finalidade. Além de ser referência em acessibilidade, o projeto conta com o maior palco fixo para eventos públicos da América Latina. A iniciativa de criar um espaço próprio para o Carnaval e para eventos como os desfiles cívicos e shows, é da Prefeita Rosinha Garotinho, que realizará a Festa de Momo de 2012 na casa nova.

Segundo o engenheiro da Oriente, empresa responsável pela obra, Antônio Carlos Favila, a obra, de grande porte, está em fase de acabamento. “Estamos fazendo a pintura dos banheiros e dos camarotes, terminando a pavimentação de intertravados na área interna, além de estar concluindo a cobertura da estrutura metálica do palco”, detalha Favila.

O Cepop tem uma pista de 280 metros de extensão, dois blocos de camarotes e arquibancadas com capacidade para 10 mil pessoas. Além das inovações tecnológicas do projeto, outro grande diferencial da megaestrutura é a acessibilidade. “Todo conjunto de obras do Cepop está adaptado às normas de acessibilidade, desde o estacionamento ao acesso às arquibancadas, banheiros e camarotes”, informou o engenheiro .

Ele explica que está sendo instalado piso tátil direcional, que facilita o acesso, tanto para deficientes visuais como para cadeirantes; totens com leitura em braile e piso tátil. “Tudo seguindo as recomendações internacionais de acessibilidade”, complementa o engenheiro. De acordo com Favila, a pista é de concreto protendido, ou seja, que tem maior resistência às cargas, a exemplo dos carros alegóricos que desfilam durante o Carnaval.

O secretário de Obras e Urbanismo da prefeitura, César Romero, adianta que o Cepop está valorizando uma área da cidade que estava ociosa. “Pavimentamos as ruas que dão acesso ao Cepop e reconstituímos o canal. Além disso, com o este espaço, o local será mais valorizado. Tanto empresas como novas construções habitacionais se instalarão nas proximidades do Centro de Eventos Populares. Além disso, com ele, as entidades carnavalescas terão um local digno para desfilarem.

Estrutura – O Centro de Eventos Populares foi construído com estrutura pré-moldada, uma construção durável, segura, leve e com versatilidade arquitetônica. Segundo o engenheiro, o palco mede 33 metros de diâmetro e tem altura de 17 metros, incluindo a cobertura e o arco. O estacionamento tem espaço para 520 vagas e as arquibancadas tem 16 degraus e três lances com 12 degraus.
Por Liliane Barreto

Nenhum comentário: