Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Governo se mobiliza para minimizar efeitos da seca

Nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Defesa Civil começa a operar com uma balsa jogando água no Canal Campos-Macaé. O subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha, explica que o objetivo da operação é abastecer as propriedades rurais, atendendo aos agricultores e pecuaristas da Baixada Campista,irrigada pelos canais Campos-Macaé, São Bento e Coqueiro, que desaguam na Lagoa Feia. A balsa, que já está instalada no Canal Campos-Macaé, deve permanecer no local por 45 dias. O major Pessanha informa que o Rio Paraíba do Sul está numa situação crítica. A última medição apontou 5 metros e 23 centímetros.

Superbombas com capacidade de bombear 700 litros de água por segundo e 1000 litros por segundo estão sendo instaladas no Rio Paraíba do Sul para aduzir água para os canais que estão secos na área rural. Quando está com água, o fluxo contribui para melhorar a fluidez do Canal de Tocos, que contempla várias áreas plantadas, da mesma forma que ocorre com o Canal Coqueiros.

A Secretaria Municipal de Agricultura também está fazendo um trabalho de limpeza de poços para resolver o problema da seca que tem atingido o Rio Paraíba do Sul. As máquinas retroescavadeiras estão, neste momento, instaladas no Canal de Coqueiros, no cruzamento da Avenida Alberto Lamego, no Parque Califórnia. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, explica que o objetivo do trabalho é remanejar a coroa de areia para que a água chegue à comporta e, assim, chegue ao canal.

-  As duas bombas são instaladas nas comportas e fazem a tomada de água na entrada do Canal, dentro da caixa do Rio Paraíba do Sul, local que precisamos fazer uma intervenção, com apoio da Defesa Civil, para remover entulhos e sedimentos, de forma a drenar água  entre o banco de areia junto da margem do rio, até a parede de transbordo da comporta. O rio Paraíba do Sul está com a cota muito baixa, a ponto do nível da água está abaixo da linha de superfície da parede de transbordo da comporta. Nosso esforço é levar água para os produtores  no campo porque falta água para o gado. A água nos canais é importante para equilibar o nível do lençol freático e dessa forma asseguar a umidade mínima nas terras cultivadas __ observa Eduardo Crespo.
Por Wesley Machado e Jualmir Delfino
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: