Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

1 milhão e 700 mil toneladas de resíduos recicláveis coletados

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos atingiu a marca de 1 milhão e 700 mil toneladas de resíduos recicláveis coletados entre janeiro de 2009 e agosto de 2011. Só nos últimos 12 meses, o órgão coletou 778.300 toneladas de resíduos recicláveis. O número, que era de 400 toneladas em 2008, praticamente dobrou no atual governo. A meta, segundo o secretário Zacarias Albuquerque, é que até o final do ano, em cumprimento à Lei 8.202/2011 sancionada pela Prefeita Rosinha Garotinho e publicada do D.O. do município no dia 19 de abril, seja feita a coleta de resíduos em todos os órgãos públicos municipais.
O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, explica que o alto número de coleta seletiva se deve a uma estratégia da secretaria: “Estamos mudando o foco de maneira gradativa. Fizemos uma estratégia para fazer a coleta seletiva em condomínios verticais e horizontais e empresas do segmento do comércio e serviços por conta da lei que obriga os órgãos públicos, centros comerciais acima de 50 unidades e condomínios, a fazerem a separação dos resíduos recicláveis para a coleta seletiva. No caso dos órgãos públicos, a responsabilidade é do gestor. Quem não o fizer está passível a multa de 500 Uficas”, informa o secretário.

A Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, que estabeleceu a política de resíduos, considera que os resíduos sólidos de descarte prioritário para coleta seletiva são pilhas e baterias, agrotóxicos (resíduos e embalagens), pneus, óleo lubrificante, lâmpada fluorescente e eletrônicos e seus componentes.
Fonte: site PMCG

Nenhum comentário: