Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Responsáveis por hortas comunitárias conhecem nova tecnologia


Conhecer novas tecnologias que possibilitam aumentar a produtividade de verduras e legumes, até mesmo em condições climáticas desfavoráveis no verão. Este foi o objetivo da visita técnica promovida nesta terça-feira (27) pela Secretaria de Agricultura de Campos para um grupo de pequenos agricultores, responsáveis por Hortas Comunitárias em diversos bairros da cidade. Eles foram conhecer de perto o Projeto Mandala, sistema rotativo de produção de sucesso, que tem sido destaque no município de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense.
 
Os agricultores de Hortas Comunitárias foram ver de perto e acompanhar durante todo o dia o manejo nas áreas de produção no sistema de Mandala, em companhia do secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, além de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da secretaria, que assistem aos produtores do programa da agricultura familiar.

 
O Projeto Mandala agrega valor à produção, através da associação de atividades, com a criação de aves, de peixes e produção de hortaliças e olerículas, sistema que poderá ser implementado nas pequenas propriedades onde se pratica a agricultura familiar, como ocorre nos assentamentos rurais do Incra em Campos, que recebem assistência técnica da Secretaria de Agricultura e assistência social da Secretaria da Família e Assistência Social.
 
- Uma das tecnologias do sistema Mandala que podemos adaptar nas Hortas Comunitárias em Campos é a produção de hortaliças e tubérculos (cenoura, rabanete e nabo) com uso de sombrites durante o período de intensa insolação, no verão. Nesta estação, todo ano, os preços dos produtos, principalmente as hortaliças, ficam mais elevados devido à queda na produção, e o uso dos sombrites no cultivo irrigado nas Hortas Comunitárias certamente vai apresentar um resultado bastante satisfatório. Nossa expectativa é de que a aplicação da tecnologia vai proporcionar maior valor agregado para os agricultores das hortas comunitárias - prevê Eduardo Crespo.
Por Jualmir Delfino
Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário: