Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Número de casos de dengue registrados não preocupam autoridades


Leonardo Berenger/ Mauro de Souza
Onze ocorrências foram registradas em outubro em um único bairro
A confirmação de 11 casos de dengue, apenas no mês de outubro, em um único bairro do município de Campos alarmou a população. A doença foi registrada na Pecuária, área central da cidade. Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles, os casos registrados são fatos isolados, pois os focos encontrados estavam em depósitos inservíveis e, em sua maioria, no interior das residências. 

O diretor ainda comentou que não há motivo para preocupação, pois a incidência de dengue, em outubro, foi muito baixa, apenas 26 casos da forma clássica e menos agressiva da doença, o tipo 1.

“Os focos encontrados na Pecuária foram casos de descuido familiar. Por isso não estamos preocupados com os números altos em um único bairro. Nossa principal preocupação começa já a partir do final de novembro, quando as chuvas e o calor predominam na região”, informou César.

César afirmou também que, apesar das visitas domiciliares acontecerem de 30 a 40 dias, os moradores se descuidam e começam a relaxar quanto aos cuidados que devem ter para não criarem focos de dengue. “Esses casos intradomiciliares acabam por atrapalhar nosso trabalho. Pois, embora haja inspeção dos agentes nas residências das pessoas, as mesmas não têm o devido cuidado, e quando retornamos, encontramos mais de um sorotipo da doença”, revelou.

Para o diretor, o ano de 2013 será bastante complicado, pois será um período de muito calor e chuvas intensas. “Por enquanto a situação está normalizada. Mas para o próximo ano, podemos esperar uma epidemia, principalmente com relação ao sorotipo 4, pois a população ainda não possui imunidade para esse vírus. No entanto, não há motivos para alardes, porque o tipo 4 é a forma mais branda da doença. Portanto, teremos um númeroalto de doentes, mas, sem complicações”, frisou César.

CCZ REALIZA MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE
Com o intuito de combater os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), realiza na próxima terça-feira (06/11) uma força-tarefa em vários bairros do município de Campos.
A ação, que vai contemplar sete bairros, consiste em visitação às residências para a retirada de inservíveis que possam servir de criadouros do mosquito da dengue e distribuição de materiais educativos sobre saúde e como evitar a formação de novos focos.

De acordo com o diretor do CCZ, César Salles, cerca de 300 agentes de combate às endemias irão percorrer 11.599 imóveis distribuídos nos bairros: Pecuária, São Clemente, Caju, XV de Novembro, Nova Brasília, São Salvador e Corrientes. A mobilização visa reforçar o bloqueio de casos de dengue que foram confirmados na área nos últimos meses.

CASOS DE DENGUE ESTE ANO É MENOR DO QUE EM 2011De acordo com o coordenador do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, está é uma época de baixa incidência da doença. O coordenador disse ainda que de janeiro até outubro, foram registrados cerca de 946 casos confirmados de dengue, sendo 931 dos sorotipos mais brandos (1) e os outros 13 dos mais graves (2 e 3).

Em 2011, Luiz comentou que aproximadamente cinco mil casos foram registrados no município e mais de 300 só de dengue do tipo hemorrágico. “A dengue, pelo menos este ano, está sob controle. Mas, não temos dúvidas de que, em 2013, teremos uma epidemia nacional do sorotipo 4, pois nenhum morador da cidade adquiriu a doença, e a propagação da mesma é muito rápida”, revelou o coordenador concluindo que, em Campos, o vírus começa a circular a partir de março, quando a incidências de chuvas, calor e da umidade aumentam.

Nenhum comentário: