Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

COMBATE AO CÂNCER DE PELE EM CAMPOS.

Caminhão de prevenção ao câncer da pele com atendimento gratuito neste fim de semana em Campos

Equipe da Sociedade Brasileira de Dermatologia estará neste sábado e domingo na Praça do Liceu de Humanidades

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o apoio exclusivo da La Roche-Posay, estará neste fim de semana em Campos com o Tour de Prevenção ao Câncer da Pele. O caminhão ficará estacionado na Pracinha do Liceu de Humanidades de Campos, em frente à Câmara Municipal, no prédio do antigo Fórum Nilo Peçanha, neste sábado (17) e domingo (18), no período das 9h às 15h. No local haverá atendimentos gratuitos sobre cuidados e prevenção ao câncer da pele — o mais incidente entre os brasileiros, com expectativa de 110 mil novos casos em 2012, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para o coordenador da campanha, Dr. Marcus Maia, mais que oferecer atendimentos à população, o objetivo do caminhão é chamar a atenção das pessoas para o câncer da pele. “Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental. As pessoas devem ser orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos, diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado, para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir”.
A equipe é composta por médicos da SBD, que ao diagnosticar a presença de sinais, pintas e manchas e, identificando qualquer suspeita da doença, encaminhará os pacientes para tratamento totalmente gratuito nos serviços credenciados da rede pública de Saúde.
No ano passado, foram atendidas durante o Tour 3774 pessoas, das quais 2.001 eram mulheres e 1.769 homens. Do total, apenas 35,49% das pessoas disseram se expor ao sol com proteção solar e a maioria, 61,22%, admitiu não usar proteção. Casos de câncer de pele na família foram relatados em 16,77% dos atendimentos. Foram diagnosticadas 329 pessoas com câncer de pele, ou seja, 8,29%. A campanha itinerante ocorreu de 01 de setembro a 27 de novembro em 10 cidades brasileiras.  Para este ano a expectativa é de que o número de atendimentos tenha um aumento de 12%, atingindo quatro mil pessoas.
No dia 24 de novembro, data oficial da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (CNPCP), diversas ações ocorrem simultaneamente no país. Atendimentos gratuitos à população, com foco no diagnóstico e tratamento do Câncer da Pele, serão realizados em mais de 100 postos, distribuídos por 11 estados brasileiros.

Fonte: Campos 24 horas

Nenhum comentário: