Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ACORDO AUTORIZA FUNCIONAMENTO DO SETOR COMERCIAL NOS FERIADOS.

 

Comerciantes irão avaliar se abrirão ou não no dia 15 de novembro
Comerciantes irão avaliar se abrirão ou não no dia 15 de novembro.
Um acordo firmado entre os Sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio de Campos, autorizou todo o setor comercial a funcionar no feriado desta quinta-feira (15/11) – Proclamação da República e da próxima terça (20/11) – Dia da Consciência Negra. De acordo com a diretora do Sindicato dos Comerciários do município, Rosana Miranda, alguns lojistas irão avaliar para ver se é válido abrirem seus estabelecimentos no feriado nacional do dia 15.

Segundo ela, o funcionário não é obrigado a trabalhar em feriados nacionais, ficando a critério do patronal decidir se vai abrir ou não sua loja. No entanto, se optarem pelas atividades, os servidores do comércio em geral, estão autorizados, desde que cumpram as normas estabelecidas pela Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), regras firmadas entre os sindicatos de empregados e empregadores para complementar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Marcelo Mérida, as maiores expectativas do órgão estão centradas para o Dia da Consciência Negra, pois é uma data que vem dando bons resultados aos setores comercias da cidade.

“Nós da CDL estamos centrando nossas forças para o dia 20 de novembro. Nesse dia, diferentemente do dia 15, onde somente quem entender que é importante abrir suas lojas, o farão, o comércio todo abrirá. Entendemos também que esta é a grande oportunidade para que o consumidor possa estar antecipando suas compras de fim de ano, pois estarão de folga”, mencionou Mérida.

COMÉRCIO FUNCIONARÁ DURANTE OS PONTOS FACULTATIVOS
Apesar de algumas repartições do município ter decretado ponto facultativo, o presidente da Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Eduardo Chacur, garantiu que os estabelecimentos comerciais irão funcionar na sexta (16/11), no sábado (17/11), e na segunda (19/11), em seus horários normais.

Ainda segundo Chacur, feriados prolongados desestabiliza todo o setor comercial da cidade, pois o dia que se perde, por conta da data comemorativa, não se recupera mais. “Para o comerciante feriados prolongados são muito ruins. Nós temos feriados demais e isso prejudica todo o setor comercial da cidade”, lamentou Eduardo.
 
Fonte: Ururau

Nenhum comentário: