Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Orquestrando a vida e despertando pela música

5/jul/2012

/ 2

















A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Ong Orquestrando a Vida, continua contando com apoio de artistas consagrados na busca para a retomada de suas atividades. Dessa vez, no dia 11 de julho, a Ong apresentará o espetáculo ‘Despertar’, com a presença de grandes nomes da música clássica e contemporânea, como Wagner Tiso, Índia Indira Tiso, Jane Duboc, Lício Bruno, Adalgisa Rosa e Natércia Lopes.


O concerto será no Centro de Convenções da UENF, em duas sessões, às 18h e 20h30. O ingresso custa R$ 20 e no horário das 18h, o mesmo poderá ser comprado pelo valor de meia (estudantes e idosos).


Embora a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, através da Fundação Teatro Municipal Trianon, tenha assinado convênio no dia 5 de junho para formação da Orquestra Infanto-Juvenil de Campos, a luta da ONG continua, já que ainda é necessário conseguir estabilidade financeira, já que o projeto envolve seis orquestras formadas por cerca de 750 crianças, ainda sem previsão de retorno às atividades.


Para o maestro e diretor da Ong, Jony Willian Vianna, comprar o ingresso e participar do evento é uma forma de contribuir para manter o projeto. “Tem gente que compra o ingresso só para ajudar e não vai assistir, mas a presença dessas pessoas é fundamental, pois estarão prestigiando nossa apresentação”, ressaltou.


A expectativa segundo o maestro é de que mais de 500 pessoas compareçam para prestigiar o evento. “Os artistas se engajaram na campanha em prol da luta para a continuação das atividades da ONG e doaram seus cachês, com a intenção de contribuir para a reabertura da orquestra”, reafirmou Willian.


A movimentação de funcionários e alunos por apoio tem colocado em ação lema bastante das orquestras: ‘tocar e lutar’. E já possui resultados: além do convênio assinado pela Prefeitura de Campos, a ONG tem recebido apoio da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), além de Adriana Rattes (Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro) e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (através de Carla Camuratti). Diversos países também se solidarizam quanto ao apoio ao projeto, como Espanha, Venezuela e Estados Unidos.


O concerto do dia 11 faz parte de uma série que começou no dia 16 de junho com ‘Canto Alla Vita’, com participação de Silvia Massari, Max Wilson e outros músicos ilustres.


Músicos de primeira


Considerado um músico completo, pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, Wagner Tiso é um dos músicos brasileiros mais respeitados no exterior, participando com frequência dos melhores festivais de jazz da Europa como Montreux, Berlim, Montmartre na Dinamarca e Nice.


Suas apresentações fazem parte da agenda das principais salas de concertos na Grécia, Itália, França, Áustria e Alemanha. Ele ampliou seus horizontes em diferentes direções: música popular, sinfonias, ópera, trilhas para cinema, teatro e televisão, jazz e balé.


Jane Duboc estudou nos Estados Unidos por muitos anos além de atuar como cantora, compositora e instrumentista. No Brasil, nos últimos anos, também participou de campanhas publicitárias.


Em 2002 foi convidada pelo Maestro Nelson Ayres para cantar em Israel junto a Edu Lobo com a Orquestra Sinfônica de Israel (Maestro Zubin Mehta), uma das cinco melhores do mundo. Ela também é dona da gravadora (JAM Music) na Barra da Tijuca – RJ.






Fonte: Jornal o Diário

Nenhum comentário: