Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Publicado edital do Concurso IBGE 2011 com 4250 vagas para todo o Brasil

Serão 10 vagas para Campos; sete para Macaé; quatro para Itaperuna e nove para Cabo Frio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou edital para realização de mais um Processo Seletivo Simplificado, desta vez com o objetivo de preencher 4.250 vagas na função de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

O grande volume de pessoas a serem contratadas se deve, em parte, à necessidade que tem o órgão de manter um quadro de servidores temporários à altura das demandas de mão-de-obra necessária para captar informações dentro do país. As vagas foram distribuídas em 26 Estados da Federação e mais o Distrito Federal, como se pode conferir no quadro de vagas disposto no Edital Regulatório.


Ao todo são 18 municípios do Estado do Rio de Janeiro que terão novos agentes e entre elas Campos para onde estão previstas 10 vagas; Macaé, com sete; Itaperuna com quatro e Cabo Frio nove.

O Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) trabalha basicamente em campo, ou seja, é aquele funcionário que vai aos domicílios ou quaisquer estabelecimentos e registra os dados colhidos através de entrevistas. Em outras palavras, as atribuições inerentes ao APM são relevantes, pois ele atua no princípio gerador de dados estatísticos e os converte aos meios digitais disponíveis, onde ficam armazenados e são processados oportunamente. 

Para desempenhar bem esta função, o candidato precisa ter, entre outras características, boa capacidade comunicativa, boa acuidade visual e boa capacidade de interpretação dos instrumentos estatísticos que tem em mãos e capacidade de locomoção para lugares, às vezes, de difícil acesso.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE E SALÁRIO
A função exige apenas o Ensino Médio completo. O vencimento básico mensal recebido é de R$ 850,00 (jornada de 40 horas semanais), mais alguns adicionais, como Auxílio-Alimentação e Auxílio-Transporte. Além dessas gratificações, o APM tem direito a férias e ao 13º salário. Ou seja, para aqueles que ainda não foram recolocados no mercado de trabalho, estão lutando para conquistar outras oportunidades de emprego, o serviço temporário do IBGE representa uma alternativa bastante satisfatória.

Os selecionados poderão trabalhar por até 24 meses, sendo os contratos firmados a cada 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogado por conveniência, da necessidade ou de acordo com a capacidade orçamentária do órgão.

DEFICIENTES FÍSICOS
Conforme a Legislação Brasileira em vigor (art. 37, inciso VIII, da CF, Lei nº. 7.853, de 24/10/1989 e outras correlacionadas), qualquer pessoa portadora de deficiência poderá participar do Processo Seletivo, pois há vagas destinadas a essas pessoas. Para ter direito à participação no certame, o candidato portador de necessidades especiais deverá ler os itens do Edital referentes aos procedimentos necessários para efetivar sua candidatura.

As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas desta segunda-feira (29/08) e vão até o dia 19 de setembro, com as inscrições sendo realizadas pelo site da Organizadora Consulplan (www.consulplan.net). O valor da inscrição é de R$ 20,00. Serão disponibilizados postos de atendimento informatizados, para aqueles que não possuam condições de acesso à rede mundial de computadores (confira a lista no Edital).

As provas objetivas (classificatórias e eliminatórias) serão aplicadas na data provável 30 de outubro de 2011, em horário e locais a serem informados pela Consulplan até o dia 14 de outubro, sendo de inteira responsabilidade do candidato a conferência desses dados através do site da organizadora ou pelo telefone 0800 283 4628 e o e-mail pss.ibge@consulplan.com.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado é de dois anos e que esse prazo é contabilizado somente a partir da divulgação dos resultados finais.
Fonte: urural.com.br

Um comentário:

REGINA disse...

Muito boa essa informação, isso que precisamos, não só as desgraças da vida ou fofocas políticas. PARABÉNS.