Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atendimento completo no Programa DST/Aids/Hepatites Virais

Para atender aos diversos casos de Aids contabilizados em Campos, que somam 111 novos casos da doença somente entre os meses de janeiro e julho deste ano, o Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais oferece atendimento vasto. Quanto aos exames, nesse mesmo período, foram realizados 3.055 de HIV, 937 Teste Rápido de Diagnóstico (TRD), com 95 resultados positivos na sede. De acordo com a coordenadora do programa, Rozângela Fonseca Azevedo, os números são alarmantes, no entanto, a unidade, que funciona na Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro, realiza trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento, distribuindo, inclusive os medicamentos.

   
A unidade oferece atendimento completo de testagem e aconselhamento, com serviço de assistência com especialização ambulatorial feito por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar com infectologista, pediatra, clínico geral, urologista, ginecologista, assistente social, psicólogo e enfermeiro, para 2.500 pessoas cadastradas. Os usuários ainda têm acesso a oferta de exames específicos de monitoramento e complementares.
   
Além do atendimento das 7h às 21h, de segunda à sexta-feira, a população pode buscar esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis e informação através do telefone gratuito 08000224030. “As pessoas podem procurar o programa de maneira espontânea ou através de encaminhamento médico. A partir desse primeiro contato realizamos o atendimento coletivo, orientando sobre os riscos, como acontece a transmissão e ainda passamos como se prevenir e tratar a doença”.
   
Rozângela esclarece, ainda, que a Aids acomete na sua maioria pessoas do sexo masculino e com idade entre 25 e 45 anos. “Em todo trabalho de prevenção o número de atendidos é sempre muito alto, no entanto, a Aids mudou, as pessoas saíram do anonimato, visto que dos 3.055 exames realizados nos sete primeiros meses do ano, 2.978 já buscaram os resultados. No início dos trabalhos na unidade, em 1996, essa realidade era muito diferente, as pessoas tinham medo se expor”.
   
Para atender dezenas de pessoas, diariamente, os 68 profissionais que atuam no programa participam, constantemente, de cursos de qualificação, participando de congressos e palestras. “O nosso trabalho é muito árduo. Lidamos com pessoas com carências, sonhos, limites, em fim, seres humanos. Aqui vemos o usuário na sua totalidade”, completa Rozângela lembrando que o programa vai realiza no dia 22 de outubro uma campanha voltada para a conscientização da sífilis congênita.
   
CTA Itinerante – Outro serviço ofertado é o Projeto CTA Itinerante, quando os profissionais do Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais realizam trabalho de prevenção e orientação sobre o vírus HIV, transmissor da Aids, com distribuição de panfletos contendo informações importantes às pessoas que moram mais longe do Centro da cidade. Uma semana após a visita, a mesma equipe retorna para realizar gratuitamente TRD.
Fonte: Site da PMCG

(Foto: Divulgação)
Rozângela esclarece, ainda, que a Aids acomete na sua maioria pessoas do sexo masculino e com idade entre 25 e 45 anos.

Nenhum comentário: