Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reunião do mutirão de combate à dengue



O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, se reúne hoje, quarta-feira (22), às 11h, em seu gabinete, com os secretários de Educação, Obras e Serviços Públicos, respectivamente Joilza Abreu, Edilson Peixoto e Zacarias Albuquerque, além dos diretores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Sales, e do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza. Eles vão tratar do próximo mutirão de combate à dengue, previsto para o primeiro domingo de setembro, dia 2.

Venâncio lembra que o trabalho de conscientização e prevenção, desenvolvido pela prefeitura, conseguiu evitar uma epidemia de dengue no final de 2011 e início deste ano:

“O número de casos confirmados de dengue – 165 em julho e 48 este mês – continua cerca de seis vezes mais baixo do que o registrado no mesmo período do ano passado. No entanto, verificamos um índice, considerado de risco, de 3,9% de infestação do mosquito transmissor em bairros centrais e, atentos à possibilidade de nova epidemia no final deste ano, dessa vez com a presença do subtipo 4 da dengue, para o qual a população não tem imunidade, voltamos a reforçar as ações de governo para controle do vetor e prevenção da doença”, explica o secretário de Saúde.

O mutirão acontecerá de 8h às 14h, em 8 bairros: “Pelinca, Parques Dom Bosco, Tamandaré, São Caetano, Santo Amaro, Maria Queiroz, Thomaz Coelho e Rodoviário. São bairros considerados nobres e solicitamos que os proprietários de imóveis e terrenos participem do mutirão, abrindo suas casas para os agentes de endemia e, assim, ajudando o governo a combater a dengue, combate que também é uma ação de responsabilidade social de cada cidadão”, conclui Venâncio.

O diretor do CCZ diz que serão cerca de 500 agentes de endemia no mutirão, fora as equipes e máquinas de outras secretarias. “São mais de 120 terrenos baldios e cerca de 15 mil imóveis, muitos deles prédios residenciais. Esperamos contar, mais uma vez, com a ajuda da população para que não tenhamos de lidar com uma epidemia de dengue depois”, declarou César Sales.
Fonte: campos.rj.gov.br


Nenhum comentário: