Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mulheres em tempo de Crise


Maior flexibilidade e facilidade de adaptação estão entre as características que fazem com que as profissionais enfrentem de forma mais positiva os tempos de recessão.

Que a crise econômica provoca efeitos negativos na vida das pessoas não há dúvida. Mas a forma com a qual se enfrentam os tempos de recessão pode variar muito entre homens e mulheres. Pesquisas recentes têm apontado que profissionais do sexo feminino reagem melhor do que os colegas do sexo aposto no que diz respeito ao desemprego, desempenho no trabalho e até suicídio.

Outro fator importante é que, no geral, as mulheres costumam se concentrar mais na área de serviços – trabalho com crianças, limpeza e cozinha, por exemplo – setor menos afetado pela crise. Além disso, elas apresentam uma média de tempo de dedicação aos estudos maior que a dos homens.

Uma pesquisa, concluiu que crises econômicas aumentam a probabilidade de as mulheres alcançarem posições mais altas de liderança. Elas costumam permanecer mais tempo nas empresas do que os homens, o que facilita sua ascensão profissional dentro das companhias. As principais aliadas das mulheres no mercado de trabalho são sua flexibilidade e aptidão para colaborar e se adaptar a novas situações. 


Nenhum comentário: