Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comudes: reunião apresenta avanços do município




      A 16ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comudes), realizada nesta segunda-feira (27), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos, apresentou a representantes da sociedade civil organizada números que apontam a expansão econômica e social de Campos, como o estoque de empregos formais, de janeiro de 2009 a julho de 2012, em mais de 10 mil postos. A reunião contou com a presença da prefeita Rosinha Garotinho, que preside o Comudes, órgão consultivo criado em 2011, e do deputado federal, Paulo Feijó.


   Na saúde, o município é o segundo do Estado em investimento, tendo aplicado R$ 438 milhões, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O município investe mais de 25% do seu orçamento em Saúde, quando o mínimo previsto pela Constituição é de 15%. Com isso, grandes avanços foram registrados na saúde preventiva, como aumento no acesso à atenção básica em 639%, ficando à frente de cidades como Niterói, com 417% e Rio de Janeiro com 139,34%.

   O panorama do crescimento econômico e social foi apresentado pela prefeita Rosinha. “De 2005 a 2008, o estoque de empregos formais foi de 2.802 postos, e de 2009 a julho 2012, 10.127 postos, segundo dados do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], do Ministério do Trabalho e Emprego”.

   A prefeita Rosinha apresentou ainda aos conselheiros do Comudes dados como o da evolução da formalização, com Campos saindo da 12ª posição no Estado para a 6ª posição, tendo formalizado de mais de 9 mil trabalhadores através do Espaço do Empreendedor, da Companhia Desenvolvimento Municipal de Campos (Codemca). O município também inseriu mais de 11 mil pessoas no mercado de trabalho, com carteira assinada, através do Balcão Municipal de Emprego.

   Com os recursos dos royalties, o governo municipal tem fortalecido pequenas e grandes empresas através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que foi reestruturado para atender também empreendedores individuais com taxas anuais de juros de apenas 2%, com a diferença de 6% dos juros oficiais sendo subsidiada pela prefeitura.

Fonte: Secom Campos

Nenhum comentário: