Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

UENF com fórum, oficina e exposição no Centro de Convenções

A inserção do negro na sociedade brasileira estará em pauta durante toda a próxima semana (12 a 16/03/12) através de três eventos no Centro de Convenções da UENF: o Fórum Educação Afirmativa Sankofa, a Oficina ‘Matriz Africana e Ação Educativa’ e a exposição ‘África-Brasil: o legado de Abdias Nascimento’. Os eventos são uma organização de muitos parceiros, incluindo ONG Ipeafro, UENF, Ministério da Cultura, Uniflu, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e órgãos da Prefeitura de Campos. O Fórum será aberto na segunda, 12/03, às 14h, estendendo-se até quinta, 15/03. A Oficina – que teve inscrições esgotadas – ocorrerá na quarta e quinta, 14 e 15/03, em sessões matinais que começam às 8h30. E a exposição ‘África- Brasil: o legado de Abdias Nascimento’ será aberta na sexta, 16/03, às 19h, permanecendo aberta à visitação até 28/04.
A Oficina aborda a ação educativa usando os recursos desenvolvidos pelo Ipeafro (Kit, Site, Coleção Sankofa, Linha do Tempo dos Povos Africanos e Suplemento Didático, vídeos e publicações). Os inscritos na Oficina também participam das quatro sessões do Fórum, à tarde, sendo que a última sessão consiste na apresentação dos trabalhos realizados na Oficina e o diálogo sobre os resultados com especialistas do ensino superior.
Vida e obra de Abdias em exposição
A exposição “África-Brasil” apresenta a vida e obra de Abdias Nascimento, considerado um dos maiores defensores da cultura e das populações afrodescendentes no Brasil. Exilado durante o regime militar, voltou ao país e foi deputado federal (1983-1987) e senador (1997-1999), na vaga deixada pela morte de Darcy Ribeiro, idealizador da UENF. Abdias morreu aos 24/05/11, e sua esposa Elizabeth Larkin Nascimento – presidente do Ipeafro – é a curadora da exposição.
A exposição apresenta a vida e obra de Abdias Nascimento, por meio de sua própria criação artística e do acervo das organizações que ele criou, como o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, no contexto da história dos povos africanos no mundo. A visitação estará aberta de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (22) 2733-4716.

Fonte: Campos 24 horas

Nenhum comentário: