A secretaria municipal de Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Educação, realiza a partir do dia 22, o projeto de Educação Ambiental pelo qual os alunos das escolas municipais vão trocar garrafas pet de 2 litros com o óleo utilizado em suas casas, por revistinhas “Coquetel”, de palavras cruzadas. A intenção, segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Frederico Paes, é ensinar de forma simples às crianças uma forma prática de preservar o meio ambiente em que vivem, além de, ao mesmo tempo, oferecerem uma nova motivação para a leitura e o incentivo ao raciocínio.
O projeto será realizado inicialmente em cinco escolas municipais e prevê que as crianças levem semanalmente o resíduo líquido até à escola, onde ficará guardado e de onde será recolhido, uma vez por semana, por um veículo da secretaria de Meio Ambiente. O material será levado para a unidade da Pesagro Campos, onde será transformado em bio-combustível.
Nesse início de projeto serão distribuídos 3.600 exemplares das revistinhas, que serão dadas cada uma em troca de cada litrão cheio de óleo que for entregue nas escolas. O laboratório da Pesagro transformará óleo em biodiesel
- O secretário afirma que a idéia vem ao encontro do projeto de fabricação do bio-diesel, que será realizado em conjunto com a Pesagro Campos. A Pesagro tem laboratório pronto para processamento de todo esse óleo, com processamento rápido e produção de mil litros/hora. O bio combustível pode substituir os combustíveis usados pela frota municipal, com grande redução de poluição e tudo isso sem perda da potência do motor - assinala Paes, que acredita que o projeto poderá ser estendido mais tarde para o transporte coletivo do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário