Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Apoio ao cultivo de aipim tem resultados positivos

Os trabalhos do Programa Campos Produz + Aipim, realizados pela Secretaria de Agricultura e Pesca, há cinco meses, já apresentam resultados positivos nas propriedades dos pequenos produtores rurais e nas glebas das famílias dos assentamentos do Incra. Além de ceder tratores, arados grades, para preparar o solo, a Secretaria de Agricultura também cedeu moderna plantadeira de rama de aipim, que proporciona aos pequenos produtores a retomada do cultivo, que já apresenta resultados positivos, com elevada produtividade e raízes de qualidade, conforme constatou pessoalmente o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, numa das glebas do Núcleo I do Assentamento Zumbi dos Palmares.



Na gleba da assentada Vilma Pereira, o secretário conferiu o resultado das novas técnicas de plantio que foram aplicadas, com o plantio da rama de aipim, realizado com um implemento agrícola, desenvolvido exclusivamente para plantio da rama do aipim.



"A aquisição desta máquina plantadeira é verdadeiramente uma mão na roda para o pequeno produtor, que em pouco tempo de trabalho do maquinário, vê toda sua área disponível para o cultivo do aipim já plantada. Os resultados são muito positivos porque além de ganhar agilidade no plantio, já constamos a alta produtividade, e a colheita generosa de aipim vai agregar valor, porque além de vender a raiz in natura, será processado no seio familiar para a produção de bolos, tapioca, biju e de pratos da culinária regional", observa Eduardo Crespo.



A cultura do aipim, como praticamente todas culturas da nossa região, necessitam da chuva, que vezes atrasa, como no veranico que estávamos passando, é preciso fazer fazer o preparo da terra e do solo de forma imediata, assim que começa a chover, do contrário, se perde o prazo de fazer o plantio, devido ao quadrante da lua e outros fatores", desstaca Eduardo Crespo.



O secretário acrescentou que a mecanização da lavoura do pequeno produtor é muito importante para que ele tenha condições de lidar com as variações do tempo e não perder as oportunidades de plantio na ocasião apropriada. 
Fonte: PMCG

Nenhum comentário: