Administração, organização e investimento.
Entrevista / Suledil Bernadino – Secretário de Controle e Orçamento
A Prefeitura de Campos investe hoje, um milhão por dia, em obras em todo o município. A afirmação é do Secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernadino. Com ações direcionadas e programadas, Campos é hoje um canteiro de obras.
Para que a cidade pudesse avançar, em direção ao desenvolvimento, algumas medidas foram tomadas. Através do decreto 002/2009 foi criado a figura do “Controle” na Prefeitura. Através dele, a administração direta e indireta, têm que submeter todas as solicitações de despesas, antes de executá-la . Com isso, foi possivel centralizar os gastos públicos, e promover o controle orçamentário. De acordo com Suledil Bernadino, com esta ação foi possível centralizar os gastos da administração pública e,efetivamente o poder executivo ter o poder orçamentário.” Daí o surgimento da figura folclórica do cofre, na secretaria de controle”, explicou.
“Encontramos a prefeitura, com atrasos na contabilidade, que estava parada em agosto de 2008, e os balancetes da administração direta e indireta não eram publicados . O fortalecimento do controle, permitiu a regularização da publicação dos balancetes, dos relatórios bimestrais de execução orçamentária ,e quadrimestral do relatório de gestão fiscal” , destacou o Secretário.
Outras medidas foram adotadas, como a redução de números de comissões de licitação, de 18 para 3. Isso possibilitou, à montagem de comissões de padrão excelente, que já fizeram em torno de duas mil licitações, na atual gestão. Através de decreto, ficou estabelecido que todas obras, passaram a ser executadas pela Secretaria de Obras. Com a criação do Portal da Transparência, Governo e Sociedade podem acompanhar os gastos, com as empresas executoras.
A Controladoria também assumiu as contas de água, luz e telefone com a centralização das despesas. Suledil destaca que o atual Governo, assumiu a Prefeitura, com débitos de 2 milhões com a Ampla e 4 milhões com a Telemar.
Controle e Organização
O abastecimento da frota era arcaico, e foram necessárias medidas de organização.A Secretaria de Administração gerenciou o serviço de cotas e hoje é tercerizado. ” Uma empresa com experiência nacional foi contratada, passou a ter a responsabilidadesobre o serviço. Com isso, conseguimos adotar mais uma medida saneadora e de controle”, afirmou o Secretário.
A prefeitura, reestruturou o serviço de manutenção da iluminação publica. A Campos Luz gastou no ano de 2008 , 40 milhões. Na atual administração, a Prefeitura vai terminar os 4 anos, sem chegar a este valor orçamentário .Já na Saúde a reestruturação foi no processo de coleta de exames e marcação de consultas , que hoje está integrada através de um banco único. A tercerização da frota de ambulâncias, resolveu o problema de pessoal, e controle na qualidade do serviço à população . “Melhoramos muito na eficiência desse serviço. Encontramos um cemitério com mais de 100 ambulâncias e hoje o serviço atende a toda a população com qualidade. “, esclareceu Suledil. A implementação dos programas de saúde publica , que incluem os Bairros Legais, fazem parte da política de melhorar a qualidade de vida através dos sistema de drenagem e saneamento básico.
O Fundecam era um vazadouro de dinheiro público, foi através de ações direcionadas para atender micro e pequenos que o fundo foi resgatado. Hoje, ele e gerenciado com a garantia dos bancos.
O ensino é outra prioridade do Governo Municipal. A reestruturação da rede aconteceu com a reforma de 200 escolas reformadas e construção de creches modelo (Custodópolis, Parque Alvorada, Parque Lebret, Parque Esplanada, Parquea Julião Nogueira, Parque São Benedito, Novo jóquei e em execução no Jóquei. Outras 6 escolas modelos foram inauguradas, como na Tapera e Novo Jóquei. As reformas também foram feitas nos prédios públicos, como nas Secretarias de Trabalho e renda, Governo, a própria Prefeitura, Museu Visconde de Araruama.
A cidade também ganhou cara nova com a regornização das praças com quadras poliesportivas cobertas, em São Sebastião, Goytacazes, Poço Gordo, Conselheiro Josino, IPS, Dores de Macabu, Parque Lebret, Penha, Vila Nova. Na área central a reforma da Rodoviária Roberto Silveira, da Praça da Republica,e ainda da Beira Valão. Já o programa de Paisagismo deu uma cara nova à cidade.
O programa Morar Feliz atinge a marca de 5.100 casas com condomínios no Novo jockey, Penha, dois condomínios na Tapera, dois no Pq. Prazeres, dois na Aldeia, Lagoa das Pedras, Santa Clara (Santa Rosa) , Eldorado. Esplanada e Eldorado. As famílias que viviam em áreas de risco ou de aluguel social agora tem a casa própria.
Por fim, Suledil lembra que todo pavimento da área central da cidade foi restaurado e nas Avenidas Francisco lamego e na Atlântica em Farol todo refeito. “Campos ganhou uma cara nova, com ações direcionadas,despesas controladas . Pensando no futuro e garantido melhor qualidade de vida para a população, finalizou”.
Do Blog: como Secretário de Administração e Recursos Humanos, nos primeiros três anos do Governo Rosinha, confirmo que a redução do custeio e o controle das despesas possibilitaram os investimentos realizados em infra-estrutura, obras, políticas de proteção social e desenvolvimento. Com a aplicação da gestão de resultado conseguimos melhorar o bem estar social.
Do Blog: como Secretário de Administração e Recursos Humanos, nos primeiros três anos do Governo Rosinha, confirmo que a redução do custeio e o controle das despesas possibilitaram os investimentos realizados em infra-estrutura, obras, políticas de proteção social e desenvolvimento. Com a aplicação da gestão de resultado conseguimos melhorar o bem estar social.
Fonte: Campos 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário