Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Terceira idade: atividades físicas podem transformar a rotina

Idosos aproveitam o tempo livre com aulas de yoga, meditação e informática
Prolongar a juventude é um desejo de quase todos porém, quando a idade chega uma escolha precisa ser tomada: acreditar que este é o fim da vida ou decidir virar a página para a melhor idade.


A revitalização de pessoas que chegam à terceira idade, mais conhecida como melhor idade, é de suma importância para a inclusão social e acima de tudo, para levantar a auto-estima daqueles que acreditam já não ter a mesma vitalidade. Com este objetivo, o Projeto “Terceira Idade em Ação” tem mudado a vida de 70 idosos, com idade entre 55 a 82 anos, que optaram por mudarem suas vidas por meio de atividades e oficinas.


São disponibilizadas gratuitamente atividades de hidroterapia, yoga e meditação, atividades físicas, oficina de informática, de psicologia, nutrição, culinária, dinâmica de grupo, sob supervisão de uma equipe de enfermagem que confere a pressão arterial do idoso.


Segundo a psicóloga do projeto Lívia Vasconcelos de Andrade, as atividades físicas precisam estar ligadas à parte cognitiva, que envolve os sentimentos, através de temas diários que vão de encontro ao interior, realidade vivida por cada um.


“O idoso precisa ser tratado como ser único e não generalizá-lo dentro do grupo. Isso tem trazido resultado imediato para uma melhor interação social, ou seja, troca de experiência entre eles, entre nós profissionais que conduzimos as atividades e entre a sociedade. Nas terças-feiras é desenvolvida a oficina de psicologia arteterapia e dinâmica de grupo com temas variados, como perda de memória, transtornos afetivos, depressão. O próximo a ser discutido é a sexualidade na terceira idade”. Esclareceu a psicóloga.


Jane Carvalho, 57 anos, que sofria com o sedentarismo e depressão após a aposentadoria encontrou a oportunidade para virar a página de sua vida.


“No começo o descanso após todo um tempo de dedicação ao trabalho. Porém regredi e passei a ficar sedentária e depressiva. A idade chega e você passa a ficar isolado, amigos vão se afastando e até a própria família te isola, cada um segue o seu destino e constroem novos lares. Aqui fui acolhida e respeitada dentro de minhas limitações, fazemos o que podemos e as atividades não são encaradas como obrigação, adoro a hidroterapia. De um ano pra cá, a nova vida que chegou pra mim, todos perceberam a minha mudança de vida, com isso arrastei irmã, madrinha, amigos que hoje também fazem parte do projeto e mudaram suas vidas”. Contou.


O espaço tem sido aproveitado como projeto de estudo de alunos de mestrado e doutorado que realizam pesquisas de qualidade de vida na melhor idade. Priscila Cristina da Silva Maciel desenvolve o projeto de mestrado, “O impacto na utilização dos acervos digitais disponibilizados na internet sobre a memória na terceira idade”, como forma de incluí-los no mundo digital, como forma de desenvolver suas capacidades.


O projeto funciona de segunda a sexta de 8h às 12h, acontece por meio de uma parceria entre a UENF e a Fenort. Para se inscrever basta se dirigir a UENF, prédio CCH, sala 203, portando atestado médico, uma foto 3X4 e identidade. Para obter mais informações, basta ligar para o número: (22) 2739-7179.



Site: Ururau

Nenhum comentário: