Um dos pioneiros no país a implantar a vacina contra papilomavirus humano (HPV), Campos está servindo de exemplo para o restante do Brasil. Nesta terça-feira (12), a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou um Projeto de Lei (PL) garantindo a meninas na faixa de 9 aos 13 anos o direito de receber gratuitamente na rede pública de saúde a vacina contra o HPV. Em Campos, a vacina já é oferecida gratuitamente pela rede pública municipal desde 2009. O Projeto de Lei, agora, será submetido à análise da Câmara dos Deputados.
A Prefeitura de Campos adquiriu 50 mil doses da vacina contra HPV para imunizar 17 mil meninas - são três doses para cada uma, entre 11 e 15 anos. A vacina, que faz parte do calendário público de 27 países, foi disponibilizada gratuitamente pela primeira vez no Brasil em 2009 pela Prefeitura de Campos.
Durante visita a Campos, em março de 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, admitiu que o projeto piloto de imunização de Campos é referência para o país, serve de base para outras cidades e que a medida é um passo à frente em defesa da vida e da proteção às crianças. Na avaliação do ministro, na ocasião, "Campos iria auxiliar o governo federal na implantação de um programa semelhante no Brasil".
Além da HPV, Campos foi pioneiro no Brasil em disponibilizar gratuitamente a vacina Prevenar para crianças menores de um ano de idade. O programa municipal de imunização inclui, ainda, a vacina contra hepatite A. Com a Prevenar, a prefeitura zerou os casos de meningite e reduziu em 40% a mortalidade infantil no município. Já a vacina contra hepatite A, doença contagiosa causada pelo vírus A (VHA) foi disponibilizada a partir de março de 2011.
Fonte: http://www.campos.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário