Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Campos: Prefeitura trabalhando!

Morar Feliz: quase 4 mil famílias livres de enchentes

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 (Foto: Campos 24 Horas)

Mais de 3,8 mil famílias que moravam em áreas de risco em diversos pontos de Campos, como nas áreas de alagamento, margem de rios e lagoas, estão agora livres do drama das enchentes. Elas estão morando em casas bem estruturadas, em diferentes bairros, com o padrão do Programa Morar Feliz. A família dona de casa Marta Valéria, que morava às margens do Rio Ururaí, é uma delas. No início de 2009, cerca de 22 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, devido à enchente, distribuídas em 170 abrigos. Hoje, a Defesa Civil e a Secretaria da Família e Assistência Social contabilizam cerca de 40 famílias nesta situação, distribuídas em quatro abrigos.
- Nós retiramos, no nosso governo, mais de 3 mil famílias de áreas de risco para o Programa Morar Feliz. Vamos continuar esta ação. Encaminharemos para o projeto, as pessoas que passarem pelo cadastramento da Secretaria da Família, e que realmente necessitam de moradia – ressalta a Prefeita Rosinha Garotinho.
Os prejuízos com a perda de móveis, roupas, alimentos e até documentos, em ocasião de lagoas e rios cheios, são coisas do passado e não provocam mais drama para a família de Marta Valéria, nem da família da vendedora Marli Pereira, que morava na Chatuba do Lebret; e da salgadeira Shirley de Oliveira, que morava às margens da Lagoa do Vigário, além de outras famílias, que agora não têm mais água nos quintas nem dentro de suas casas.
Em vez de passar o verão na mesma angústia de anos anteriores, agora em 2012, as pessoas de áreas de risco, como por exemplo, de Lagoa das Pedras, do bairro Ilha de Ururaí, da Comunidade Tira Gosto (Rio Paraíba do Sul), de Poço Gordo e do Parque Aldeia (margens do Paraíba do Sul) estão em novas casas, em bairros dotados de infraestrutura completa, sem fossas, sem lama, sem alagamento e sem riscos de enchentes.
- É uma beleza morar aqui, com rua asfaltada, redes de luz, água e esgoto e as casas que são maravilhosas. A minha ficha ainda não caiu – disse salgadeira Shirley de Oliveira Lima, 31 anos, que foi contemplada com uma casa no Morar Feliz do Eldorado. “Apesar das chuvas destes últimos dias, nada aqui alagou nem fez goteira. Eu e meus três filhos ficamos tranqüilos”, comemora.

Fonte: Campos 24 horas.

Nenhum comentário: