O Salgueiro será a atração nacional da primeira noite |
Está tudo pronto para o desfile das escolas de samba e blocos, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29). Os últimos detalhes foram acertados nesta quinta-feira (26), com a visita do presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Jorge Luiz dos Santos, e do presidente da comissão julgadora dos desfiles, Maurício de Assis, ao Cepop. A empresa responsável pelas comissões é a MBA Produções e Eventos, responsável pelo carnaval de Brasília em sete anos consecutivos.
Os 20 membros da comissão julgadora e sete da comissão executiva já estão preparados para avaliar as escolas que entrarão na avenida em três pontos diferentes, além da concentração e dispersão das escolas. Na primeira e na terceira plataforma serão sete membros da comissão julgadora, e na segunda plataforma, seis membros. A comissão executiva se posicionará na concentração e na dispersão do desfile, onde avaliarão o cumprimento do regulamento do carnaval e os membros que desfilarão nas escolas e nos blocos.
As comissões se posicionarão em três pontos da pista para avaliar o ritmo das escolas e blocos que passarão pela Passarela do Samba Rubens Pereira. Os blocos terão no mínimo, 30 minutos e no máximo, 50 minutos para completar o trajeto do desfile. Já as escolas de samba terão de 40 a 60 minutos para apresentar seu trabalho aos presentes no local.
Serão Julgados 10 quesitos: mestre-sala e porta bandeira, alegoria, adereços, comissão de frente, samba enredo, evolução, harmonia, bateria, fantasia e conjunto.
Segundo o Presidente da Fundação Zumbi, na entrada, e no fechamento dos desfiles, haverá um componente da escola a desfilar e um membro da comissão executiva, para acionar o cronômetro para o início do desfile e desligá-lo ao fim. Ao todo, serão três cronômetros ao longo da avenida.
- Está tudo em ordem para receber as escolas. A comissão executiva está aqui para fazer cumprir o regulamento assinado pelos carnavalescos. Na comissão executiva, estão presentes, profissionais que já têm vivência no carnaval, como historiador, músico, escultor, mestre-sala e porta- bandeira, estilista, figurinista, entre outros – ressalta Jorge Luiz.
NESTA SEXTA-FEIRA TEM...
A folia começará a partir das 19 horas, com a abertura oficial com o Desfile da Corte Real do Carnaval com a presença do Rei Momo, da Rainha do Carnaval, da Musa Gay e do Cidadão Samba.
Às 20h entrará o Salgueiro abrindo a avenida do samba, que terá entrada franca – todos os dias. O destaque da apresentação da escola é a modelo e atriz Viviane Araújo, rainha de bateria. Em seguida, a partir das 21h, se apresentarão respectivamente: Juventude da Baleeira, Castelo do Parque Aurora, Psicodélicos, Chuva de Ouro, União Feliz, Caprichosos de Guarus e Unidos do Capão. O Tempo de desfile estipulado para cada bloco: é de 30 a 50 minutos.
A PARTIR DAS 21HS:
Juventude da Baleeira promete fazer bonito no Carnaval
A comunidade da Baleeira está presente e ajudando bastante para que o Bloco Juventude da Baleeira faça bonito no Campos Folia 2012. O Juventude da Baleeira, fundado no dia 1º de agosto de 1989, ano das primeiras eleições presidenciais após o regime militar, será a primeira agremiação de Campos a entrar na Avenida Rubens Pereira do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), na sexta-feira (27).
O carnavalesco do Juventude da Baleeira, Bené Fernandes, falou sobre o carnaval do bloco e o Cepop. “ Estamos super felizes. Será uma honra abrir o carnaval de Campos. Seremos a primeira escola a entrar no Cepop. A comunidade reacendeu as chamas do Carnaval. Os ensaios foram muito bem frequentados. O Cepop é maravilhoso. Será uma super casa para a gente. Nós, carnavalescos, esperávamos por isso há muito tempo. Como Centro de Eventos não falta nada. Agora precisamos dos barracões”, disse Bené.
Juventude da Baleeira
Data da fundação: 1º de agosto de 1989
Cores: Amarelo, preto e branco
Barracão: BR-101, número 190
Presidente: Rogéria Prazeres (Dendeca)
Presidente de Honra: Maria da Penha
Carnavalesco: Bené Fernandes
Enredo: “Sombras, Luz...É Carnaval!”
Compositor: Edmílson
Intérprete: Gigante do Pagode
Mestre de Bateria: Carlos Roberto da Hora (Bebeto)
Diretor de Harmonia: Nunuta
Coreógrafos da Comissão de Frente: Sandro e Binho
Carros: 4
Alas: 11
Componentes: 450 (80 na bateria)
Castelo do Parque Aurora: “Tem um Peruano no Carnaval”
O bloco de samba Castelo do Parque Aurora entra na passarela Rubens Pereira, do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) nesta sexta-feira (27), com o enredo “Tem um Peruano no Carnaval”, em homenagem ao peruano que veio para o Brasil, para trabalhar num circo como palhaço. O bloco do Parque Aurora vem com ala de baianas, ala dos castelos, alas coreografadas, comissão de frente com vários palhaços e a bateria toda de terno.
A preta e amarela é a antiga Acadêmicos do Samba, que desde 2009 se chama Castelo do Parque Aurora por conta do castelo que existe no bairro. O barracão do bloco fica em frente ao castelo do Parque Aurora, junto do barracão da escola de samba “Amigos da Farra”. Com o nome Acadêmicos do Samba, o bloco tem mais de 30 anos de tradição e cinco títulos, o último em 2008.
A presidente do Bloco Castelo do Parque Aurora, Geovana Almeida, diz que a escola este ano vem para disputar o título. "Estamos confiantes em fazer um bom carnaval, que desde o início do governo Rosinha Garotinho, está mais organizado", informou Geovana.
CASTELO DO PARQUE AURORA
Cores: Preta e amarela
Enredo: “Tem um Peruano no Carnaval”
Compositor do samba: João Damásio
Intérpretes: João Damásio e Jardel do Cavaco
Carros: 3
Comissão de Frente
Componentes: 500
Mestre de Bateria: Wagner e Buiú
Psicodélicos comemora na avenida centenário do Goytacaz
O Bloco de Samba Os Psicodélicos é um dos mais tradicionais de Campos. Fundado no dia 10 de fevereiro de 1968, em plena ditadura militar, o verde, vermelho e branco do Morrinho tem à frente o casal de baluartes, Sílvio Arantes de Carvalho, o Seu Russo, e Dona Ana Maria Firmino de Carvalho, que abrigam na casa deles, as fantasias e adereços do bloco.
Seu Russo é mais comedido na hora de falar do carnaval “Nossa comissão de frente está muito linda. Respeitamos os adversários, mas se eles não estiverem melhores do que a gente, poderemos conquistar o título”, diz Seu Russo. Quanto ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), ele diz: “Adorei. Dei nota 100 para prefeitura”. Por sua vez, Dona Ana Maria, que ainda costura para o bloco, é mais categórica ao falar de “Os Psicodélicos”. “Se Deus quiser, a avenida vai tremer”.
Na sexta-feira (20), foi realizado o último ensaio na quadra do bloco, que promete arrebentar este ano, com o enredo “Na História do Futebol, Os Psicodélicos é uma grande família que comemora o centenário do Goytacaz”. O bloco fechou uma parceria com os chefes das torcidas, que prometeram dar todo apoio no desfile. Um bandeirão deve cobrir uma ala.
Haverá uma carreta para quatro destaques. Os psicodélicos será o terceiro bloco a entrar na avenida na sexta-feira (27), primeiro dia do Campos Folia 2012.
O carnaval em Campos, desde o início do governo Rosinha Garotinho, em 2009, é realizado fora de época, o que deu muito certo. Em 2012, será a primeira vez que o Campos Folia será realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto. O carnaval este ano homenageia os 128 anos do Clube Tenente Plutão. A passarela do samba homenageia este ano, o ex-compositor da União da Esperança, Rubens Pereira, falecido na década de 1990.
OS PSICODÉLICOS
Enredo – “Na História do Futebol, Os Psicodélicos é uma grande família que comemora o centenário do Goytacaz”
Presidente – José Geraldo
Cores – Verde, vermelho e branco
Carnavalesco – Cacá
Componentes – 800
Alas – 12
Compositor do samba – Fábio Guilhereme
Intérpretes – Jorginho do Pagode e Fabinho do Cavaco
Quadra e Barracão – Morrinho
Mestre de Bateria – Renato
Carros – 3
Bloco de Samba Chuva de Ouro
Chuva de Ouro – O bloco fundado há 21 anos leva para a avenida as cores azul, amarelo e branco e 450 componentes divididos em 12 alas. Três carros alegóricos trazem a exuberância à avenida e levam a personalidade da homenageada pelo bloco: Laysa Lisa. A personagem é bem conhecida em Campos e região por animar festas e eventos.
Laysa Lisa desfilará em um dos carros alegóricos do grupo. O enredo “Laysa Lisa, simplicidade em arte: um exemplo de vida” terá como intérprete Marquinhos Sá e equipe. O grupo já foi campeão uma vez do grupo de acesso e duas vezes do grupo especial.
União Feliz homenageia Mário Lopes
Um dos grandes homenageados do Campos Folia 2012 será o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), professor Mário Lopes, que será o enredo do União Feliz, bloco de samba tradicional fundado por Wanderley Inácio, a filha dele Dilcinéia, Oswaldo Pé de Ferro, Glácio Abreu, Zeniltinho, Maria Soraia e suas filhas Elisângela, Francielli; no dia 16 de julho de 1979, ano da Anistia no Brasil, quando o líder do Movimento pela Legalidade, Leonel Brizola voltou ao país vindo do exílio. E Mário Lopes tem uma relação estreita com a história de Brizola, já que ele foi um dos líderes do Movimento que reivindicou a construção da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, erguida no governo de Brizola.
O enredo também mostrará a paixão de Mário Lopes pelo futebol e seu amor pelos seus times do coração, o Goytacaz e o Flamengo. O samba-enredo, composto por Bambu, já caiu na boca do povo; e promete levantar o público na avenida: “Tem bola no pé, é gol, é gol. Tem bola rolando. É show. Tem bola rolando. Renova a esperança, É um gol de placa educar uma criança”.
Tendo à frente um baluarte do quilate de Levi Pessanha de Souza, que é daqueles que colocam a escola na avenida na marra, a União Feliz, que desde sua fundação nunca deixou de sair, levará para a Passarela do Samba Rubens Pereira três casais de mestre-sala e porta-bandeira, a tradicional ala das baianas, cavalos brancos feitos de fibra e algumas surpresas. Todas as fantasias e adereços foram confeccionados no barracão do bloco, no Parque Rosário. Há dois meses, 15 pessoas trabalham no barracão, que tem tido a presença constante de Mário Lopes para incentivar os trabalhos.
O carnavalesco do União Feliz, professor Wallace Veiga, fala sobre o Cepop e o carnaval do bloco o qual defende. “Nós temos hoje o melhor local para se fazer o melhor espetáculo do interior do estado. O carnaval feito na terra oportuniza o trabalho para a mão de obra regional. E nós do Bloco de Samba União Feliz somos a resistência viva do que é a arte. Nós temos artistas tão ou mais competentes do que os do Rio de Janeiro. Temos o prazer de mostrar a arte que nós confeccionamos no barracão com muita dificuldade”, disse Wallace, que é mestre em Cultura Popular e Escravagismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
União Feliz
Presidente: Maria Soraia
Vice-presidentes: Elisângela e Francielli
Enredo: Mário Lopes – Sua História Reluz no Infinito
Chefe de Barracão: Levi Pessanha de Souza
Compositor: Bambu
Intérprete: Ninil
Mestre de Bateria: Leandrinho
Primeiro Casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira: Westerley e Leiliane
Carros: 4
Alas: 15
Componentes: Mais de 500
Bloco Caprichosos de Guarus mostra o tema “Enigma”
O Bloco Caprichosos de Guarus participa dos desfiles do Carnaval no Centro de Eventos Populares (Cepop) levando para a avenida o tema, “Enigma – a dúvida é a única certeza de que nada é o que parece ser”, que vai tratar dos vários enigmas do mundo, como o enigma do nascimento, da magia, da fé, da Atlântida (Cidade perdida no fundo do mar) e muitos outros.
O carnavalesco Eduardo Rodrigues garante que a expectativa é muito grande para a festa de Carnaval da cidade.
- Estamos muito animados com os desfiles acontecendo no Cepop, um local super privilegiado em beleza e tamanho, um presente da Prefeita Rosinha Garotinho no qual faremos um desfile maravilhoso – assinalou Rodrigues, que informou ainda que dois carros e duas alas coreografadas darão um toque de surpresa ao desfile.
Cerca de 700 componentes vão desfilar na avenida e a escola promete mostrar três carros alegóricos, 12 alas, 100 componentes de bateria e na comissão de frente de 20 pessoas, muitas surpresas em uma viagem especial a um universo diferente, que é o das coisas desconhecidas e não desvendadas pelo homem, os chamados enigmas da humanidade.
Campeão cinco vezes consecutivas, Caprichosos vem esse ano em busca de mais um campeonato e, para isso, está contando com toda a comunidade do Parque Jardim Carioca e bairros próximos em Guarus. No barracão, os preparativos estão em ritmo acelerado para que no dia do desfile o público aprove todo o trabalho realizado pelos integrantes do bloco.
O Bloco contará com quatro destaques vencedores de concursos de fantasias de luxo, como Tael Chagas, Marcelo Moreno, Cicinho e Alessandro Paes, carnavalesco da Escola de Samba Tradição Alvianil. O autor do enredo é o campista Daniel Faes, que já está contratado para o Carnaval de 2013 pela Renascer de Jacarepaguá, no Rio deJaneiro.
A alegria do brasileiro vai ser tema do Unidos do Capão
O Bloco Recreativo Unidos do Capão (Bruc) vai levar para a avenida do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), a alegria do brasileiro, através das mais diversas manifestações culturais. O enredo “Mais de mil palhaços no salão” vai mostrar os temas que levaram o brasileiro a manter acesa a chama da empolgação, como as apresentações de Chacrinha, na televisão, e o próprio carnaval.
Na comissão de frente, a figura de Carlitos, o famoso personagem de Charles Chaplin, vai ser representado por 12 bailarinos, que estão sendo coreografados por Bruno Mello. Nas diversas alas, personagens conhecidos do grande público vão ser apresentados.
- Vamos fazer uma síntese de todas as formas de manifestação cultural, que têm na alegria a sua forma de mostrar o público brasileiro – afirmou Jocimar Félix, um dos integrantes da comissão de carnaval, criada especialmente para colocar o bloco na avenida.
As alegorias, ainda em fase de preparação, estão sendo feitas no barracão do bloco, na Avenida do Contorno. As fantasias estão sendo confeccionadas na quadra do Amigos da Farra, no trabalho em conjunto com a escola de samba.
BRUC – Bloco Recretivo Unidos do Capão
Enredo – “Mais de mil palhaços no salão”
Presidente – Geovana Almeida
Cores - Verde e Branco
Carnavalesco – Comissão de Carnaval (Paulo Cigano, Jocimar Felix e Elson Santos)
Componentes – 300 participantes
Alas – 11
Intérpretes – Marquinhos Sá
Barracão – Parque Aurora
Mestre de Bateria - Mestre Alex
Bateria – 60 componentes
Comissão de Frente – 12 componentes (coreógrafo Bruno Mello)
Carros – 3 alegorias
Ensaios – Sextas-feiras
Site: Ururau
Os 20 membros da comissão julgadora e sete da comissão executiva já estão preparados para avaliar as escolas que entrarão na avenida em três pontos diferentes, além da concentração e dispersão das escolas. Na primeira e na terceira plataforma serão sete membros da comissão julgadora, e na segunda plataforma, seis membros. A comissão executiva se posicionará na concentração e na dispersão do desfile, onde avaliarão o cumprimento do regulamento do carnaval e os membros que desfilarão nas escolas e nos blocos.
As comissões se posicionarão em três pontos da pista para avaliar o ritmo das escolas e blocos que passarão pela Passarela do Samba Rubens Pereira. Os blocos terão no mínimo, 30 minutos e no máximo, 50 minutos para completar o trajeto do desfile. Já as escolas de samba terão de 40 a 60 minutos para apresentar seu trabalho aos presentes no local.
Serão Julgados 10 quesitos: mestre-sala e porta bandeira, alegoria, adereços, comissão de frente, samba enredo, evolução, harmonia, bateria, fantasia e conjunto.
Segundo o Presidente da Fundação Zumbi, na entrada, e no fechamento dos desfiles, haverá um componente da escola a desfilar e um membro da comissão executiva, para acionar o cronômetro para o início do desfile e desligá-lo ao fim. Ao todo, serão três cronômetros ao longo da avenida.
- Está tudo em ordem para receber as escolas. A comissão executiva está aqui para fazer cumprir o regulamento assinado pelos carnavalescos. Na comissão executiva, estão presentes, profissionais que já têm vivência no carnaval, como historiador, músico, escultor, mestre-sala e porta- bandeira, estilista, figurinista, entre outros – ressalta Jorge Luiz.
NESTA SEXTA-FEIRA TEM...
A folia começará a partir das 19 horas, com a abertura oficial com o Desfile da Corte Real do Carnaval com a presença do Rei Momo, da Rainha do Carnaval, da Musa Gay e do Cidadão Samba.
Às 20h entrará o Salgueiro abrindo a avenida do samba, que terá entrada franca – todos os dias. O destaque da apresentação da escola é a modelo e atriz Viviane Araújo, rainha de bateria. Em seguida, a partir das 21h, se apresentarão respectivamente: Juventude da Baleeira, Castelo do Parque Aurora, Psicodélicos, Chuva de Ouro, União Feliz, Caprichosos de Guarus e Unidos do Capão. O Tempo de desfile estipulado para cada bloco: é de 30 a 50 minutos.
A PARTIR DAS 21HS:
Juventude da Baleeira promete fazer bonito no Carnaval
A comunidade da Baleeira está presente e ajudando bastante para que o Bloco Juventude da Baleeira faça bonito no Campos Folia 2012. O Juventude da Baleeira, fundado no dia 1º de agosto de 1989, ano das primeiras eleições presidenciais após o regime militar, será a primeira agremiação de Campos a entrar na Avenida Rubens Pereira do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), na sexta-feira (27).
O carnavalesco do Juventude da Baleeira, Bené Fernandes, falou sobre o carnaval do bloco e o Cepop. “ Estamos super felizes. Será uma honra abrir o carnaval de Campos. Seremos a primeira escola a entrar no Cepop. A comunidade reacendeu as chamas do Carnaval. Os ensaios foram muito bem frequentados. O Cepop é maravilhoso. Será uma super casa para a gente. Nós, carnavalescos, esperávamos por isso há muito tempo. Como Centro de Eventos não falta nada. Agora precisamos dos barracões”, disse Bené.
Juventude da Baleeira
Data da fundação: 1º de agosto de 1989
Cores: Amarelo, preto e branco
Barracão: BR-101, número 190
Presidente: Rogéria Prazeres (Dendeca)
Presidente de Honra: Maria da Penha
Carnavalesco: Bené Fernandes
Enredo: “Sombras, Luz...É Carnaval!”
Compositor: Edmílson
Intérprete: Gigante do Pagode
Mestre de Bateria: Carlos Roberto da Hora (Bebeto)
Diretor de Harmonia: Nunuta
Coreógrafos da Comissão de Frente: Sandro e Binho
Carros: 4
Alas: 11
Componentes: 450 (80 na bateria)
Castelo do Parque Aurora: “Tem um Peruano no Carnaval”
O bloco de samba Castelo do Parque Aurora entra na passarela Rubens Pereira, do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) nesta sexta-feira (27), com o enredo “Tem um Peruano no Carnaval”, em homenagem ao peruano que veio para o Brasil, para trabalhar num circo como palhaço. O bloco do Parque Aurora vem com ala de baianas, ala dos castelos, alas coreografadas, comissão de frente com vários palhaços e a bateria toda de terno.
A preta e amarela é a antiga Acadêmicos do Samba, que desde 2009 se chama Castelo do Parque Aurora por conta do castelo que existe no bairro. O barracão do bloco fica em frente ao castelo do Parque Aurora, junto do barracão da escola de samba “Amigos da Farra”. Com o nome Acadêmicos do Samba, o bloco tem mais de 30 anos de tradição e cinco títulos, o último em 2008.
A presidente do Bloco Castelo do Parque Aurora, Geovana Almeida, diz que a escola este ano vem para disputar o título. "Estamos confiantes em fazer um bom carnaval, que desde o início do governo Rosinha Garotinho, está mais organizado", informou Geovana.
CASTELO DO PARQUE AURORA
Cores: Preta e amarela
Enredo: “Tem um Peruano no Carnaval”
Compositor do samba: João Damásio
Intérpretes: João Damásio e Jardel do Cavaco
Carros: 3
Comissão de Frente
Componentes: 500
Mestre de Bateria: Wagner e Buiú
Psicodélicos comemora na avenida centenário do Goytacaz
O Bloco de Samba Os Psicodélicos é um dos mais tradicionais de Campos. Fundado no dia 10 de fevereiro de 1968, em plena ditadura militar, o verde, vermelho e branco do Morrinho tem à frente o casal de baluartes, Sílvio Arantes de Carvalho, o Seu Russo, e Dona Ana Maria Firmino de Carvalho, que abrigam na casa deles, as fantasias e adereços do bloco.
Seu Russo é mais comedido na hora de falar do carnaval “Nossa comissão de frente está muito linda. Respeitamos os adversários, mas se eles não estiverem melhores do que a gente, poderemos conquistar o título”, diz Seu Russo. Quanto ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), ele diz: “Adorei. Dei nota 100 para prefeitura”. Por sua vez, Dona Ana Maria, que ainda costura para o bloco, é mais categórica ao falar de “Os Psicodélicos”. “Se Deus quiser, a avenida vai tremer”.
Na sexta-feira (20), foi realizado o último ensaio na quadra do bloco, que promete arrebentar este ano, com o enredo “Na História do Futebol, Os Psicodélicos é uma grande família que comemora o centenário do Goytacaz”. O bloco fechou uma parceria com os chefes das torcidas, que prometeram dar todo apoio no desfile. Um bandeirão deve cobrir uma ala.
Haverá uma carreta para quatro destaques. Os psicodélicos será o terceiro bloco a entrar na avenida na sexta-feira (27), primeiro dia do Campos Folia 2012.
O carnaval em Campos, desde o início do governo Rosinha Garotinho, em 2009, é realizado fora de época, o que deu muito certo. Em 2012, será a primeira vez que o Campos Folia será realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto. O carnaval este ano homenageia os 128 anos do Clube Tenente Plutão. A passarela do samba homenageia este ano, o ex-compositor da União da Esperança, Rubens Pereira, falecido na década de 1990.
OS PSICODÉLICOS
Enredo – “Na História do Futebol, Os Psicodélicos é uma grande família que comemora o centenário do Goytacaz”
Presidente – José Geraldo
Cores – Verde, vermelho e branco
Carnavalesco – Cacá
Componentes – 800
Alas – 12
Compositor do samba – Fábio Guilhereme
Intérpretes – Jorginho do Pagode e Fabinho do Cavaco
Quadra e Barracão – Morrinho
Mestre de Bateria – Renato
Carros – 3
Bloco de Samba Chuva de Ouro
Chuva de Ouro – O bloco fundado há 21 anos leva para a avenida as cores azul, amarelo e branco e 450 componentes divididos em 12 alas. Três carros alegóricos trazem a exuberância à avenida e levam a personalidade da homenageada pelo bloco: Laysa Lisa. A personagem é bem conhecida em Campos e região por animar festas e eventos.
Laysa Lisa desfilará em um dos carros alegóricos do grupo. O enredo “Laysa Lisa, simplicidade em arte: um exemplo de vida” terá como intérprete Marquinhos Sá e equipe. O grupo já foi campeão uma vez do grupo de acesso e duas vezes do grupo especial.
União Feliz homenageia Mário Lopes
Um dos grandes homenageados do Campos Folia 2012 será o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), professor Mário Lopes, que será o enredo do União Feliz, bloco de samba tradicional fundado por Wanderley Inácio, a filha dele Dilcinéia, Oswaldo Pé de Ferro, Glácio Abreu, Zeniltinho, Maria Soraia e suas filhas Elisângela, Francielli; no dia 16 de julho de 1979, ano da Anistia no Brasil, quando o líder do Movimento pela Legalidade, Leonel Brizola voltou ao país vindo do exílio. E Mário Lopes tem uma relação estreita com a história de Brizola, já que ele foi um dos líderes do Movimento que reivindicou a construção da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, erguida no governo de Brizola.
O enredo também mostrará a paixão de Mário Lopes pelo futebol e seu amor pelos seus times do coração, o Goytacaz e o Flamengo. O samba-enredo, composto por Bambu, já caiu na boca do povo; e promete levantar o público na avenida: “Tem bola no pé, é gol, é gol. Tem bola rolando. É show. Tem bola rolando. Renova a esperança, É um gol de placa educar uma criança”.
Tendo à frente um baluarte do quilate de Levi Pessanha de Souza, que é daqueles que colocam a escola na avenida na marra, a União Feliz, que desde sua fundação nunca deixou de sair, levará para a Passarela do Samba Rubens Pereira três casais de mestre-sala e porta-bandeira, a tradicional ala das baianas, cavalos brancos feitos de fibra e algumas surpresas. Todas as fantasias e adereços foram confeccionados no barracão do bloco, no Parque Rosário. Há dois meses, 15 pessoas trabalham no barracão, que tem tido a presença constante de Mário Lopes para incentivar os trabalhos.
O carnavalesco do União Feliz, professor Wallace Veiga, fala sobre o Cepop e o carnaval do bloco o qual defende. “Nós temos hoje o melhor local para se fazer o melhor espetáculo do interior do estado. O carnaval feito na terra oportuniza o trabalho para a mão de obra regional. E nós do Bloco de Samba União Feliz somos a resistência viva do que é a arte. Nós temos artistas tão ou mais competentes do que os do Rio de Janeiro. Temos o prazer de mostrar a arte que nós confeccionamos no barracão com muita dificuldade”, disse Wallace, que é mestre em Cultura Popular e Escravagismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
União Feliz
Presidente: Maria Soraia
Vice-presidentes: Elisângela e Francielli
Enredo: Mário Lopes – Sua História Reluz no Infinito
Chefe de Barracão: Levi Pessanha de Souza
Compositor: Bambu
Intérprete: Ninil
Mestre de Bateria: Leandrinho
Primeiro Casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira: Westerley e Leiliane
Carros: 4
Alas: 15
Componentes: Mais de 500
Bloco Caprichosos de Guarus mostra o tema “Enigma”
O Bloco Caprichosos de Guarus participa dos desfiles do Carnaval no Centro de Eventos Populares (Cepop) levando para a avenida o tema, “Enigma – a dúvida é a única certeza de que nada é o que parece ser”, que vai tratar dos vários enigmas do mundo, como o enigma do nascimento, da magia, da fé, da Atlântida (Cidade perdida no fundo do mar) e muitos outros.
O carnavalesco Eduardo Rodrigues garante que a expectativa é muito grande para a festa de Carnaval da cidade.
- Estamos muito animados com os desfiles acontecendo no Cepop, um local super privilegiado em beleza e tamanho, um presente da Prefeita Rosinha Garotinho no qual faremos um desfile maravilhoso – assinalou Rodrigues, que informou ainda que dois carros e duas alas coreografadas darão um toque de surpresa ao desfile.
Cerca de 700 componentes vão desfilar na avenida e a escola promete mostrar três carros alegóricos, 12 alas, 100 componentes de bateria e na comissão de frente de 20 pessoas, muitas surpresas em uma viagem especial a um universo diferente, que é o das coisas desconhecidas e não desvendadas pelo homem, os chamados enigmas da humanidade.
Campeão cinco vezes consecutivas, Caprichosos vem esse ano em busca de mais um campeonato e, para isso, está contando com toda a comunidade do Parque Jardim Carioca e bairros próximos em Guarus. No barracão, os preparativos estão em ritmo acelerado para que no dia do desfile o público aprove todo o trabalho realizado pelos integrantes do bloco.
O Bloco contará com quatro destaques vencedores de concursos de fantasias de luxo, como Tael Chagas, Marcelo Moreno, Cicinho e Alessandro Paes, carnavalesco da Escola de Samba Tradição Alvianil. O autor do enredo é o campista Daniel Faes, que já está contratado para o Carnaval de 2013 pela Renascer de Jacarepaguá, no Rio deJaneiro.
A alegria do brasileiro vai ser tema do Unidos do Capão
O Bloco Recreativo Unidos do Capão (Bruc) vai levar para a avenida do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), a alegria do brasileiro, através das mais diversas manifestações culturais. O enredo “Mais de mil palhaços no salão” vai mostrar os temas que levaram o brasileiro a manter acesa a chama da empolgação, como as apresentações de Chacrinha, na televisão, e o próprio carnaval.
Na comissão de frente, a figura de Carlitos, o famoso personagem de Charles Chaplin, vai ser representado por 12 bailarinos, que estão sendo coreografados por Bruno Mello. Nas diversas alas, personagens conhecidos do grande público vão ser apresentados.
- Vamos fazer uma síntese de todas as formas de manifestação cultural, que têm na alegria a sua forma de mostrar o público brasileiro – afirmou Jocimar Félix, um dos integrantes da comissão de carnaval, criada especialmente para colocar o bloco na avenida.
As alegorias, ainda em fase de preparação, estão sendo feitas no barracão do bloco, na Avenida do Contorno. As fantasias estão sendo confeccionadas na quadra do Amigos da Farra, no trabalho em conjunto com a escola de samba.
BRUC – Bloco Recretivo Unidos do Capão
Enredo – “Mais de mil palhaços no salão”
Presidente – Geovana Almeida
Cores - Verde e Branco
Carnavalesco – Comissão de Carnaval (Paulo Cigano, Jocimar Felix e Elson Santos)
Componentes – 300 participantes
Alas – 11
Intérpretes – Marquinhos Sá
Barracão – Parque Aurora
Mestre de Bateria - Mestre Alex
Bateria – 60 componentes
Comissão de Frente – 12 componentes (coreógrafo Bruno Mello)
Carros – 3 alegorias
Ensaios – Sextas-feiras
Site: Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário