Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ERA UMA VEZ..........

Há muito tempo atrás, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, por solicitação da população de Campos, resolveu implantar uma Universidade no interior do Estado. Assim, convidou um ilustre professor, Darcy Ribeiro para planejá-la.
Foi pensada uma instituição diferente, voltada para o ensino, mas também para produção cientifica e, principalmente, para interação com a população das regiões circunvizinhas. Nascia o Complexo FENORTE/UENF/TECNORTE.
Com o decorrer dos anos foi verificado que a Universidade precisava de autonomia para poder crescer mais. Isto se deu em 2001, no Governo de Anthony Garotinho. Realmente foi a medida certa e a UENF é hoje a melhor universidade do Estado. Mas o que aconteceu com a FENORTE/TECNORTE?
A FENORTE/TECNORTE que teve papel importante na própria consolidação da UENF, na implantação de políticas sociais relevantes como o Projeto Recreando, o Restaurante Popular, a Farmácia Popular, o CEDERJ, no apoio aos municípios   e outras ações importantes, vive, desde 2007, esquecida e só é lembrada quando algum politiqueiro de plantão a usa para amparar seus cabos eleitorais. Triste fim.
É por isso, que os funcionários da citada fundação, que são profissionais concursados, preparados e compromissados com o bem público, se uniram e pedem a extinção da FENORTE/TECNORTE. Pedem também, a implantação do Parque de Alta Tecnologia e a incorporação da FENORTE/TECNORTE pela UENF.
Esta medida de certa forma resgatará o projeto do Professor Darcy Ribeiro, será fundamental para o desenvolvimento da região e ainda, será importante para a UENF, que precisa de funcionários.
Desta forma, lembro o poeta Fernando Pessoa “...tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, peço a Deus que afaste a ambição dos políticos pequenos ( que só querem os cargos e as alianças políticas) e que ilumine os nossos caminhos. Vamos à luta!

Nenhum comentário: